Grupo Zenith da USP Lança com Sucesso Sonda Estratosférica

Olá leitor

Pois é caro amigo, como o título dessa nota deixa claro, o “Grupo Zenith” da Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC-USP), lançou dia 22/04 último, a sua terceira sonda cientifica (quarta no geral) que concluiu com sucesso a sua jornada à estratosfera terrestre.

A sonda "Garatéa 3" realizando o seu voo estratosférico.

Denominada de “Garatéa 3” e lançada através de um balão do hangar da Engenharia Aeronáutica EESC - USP, a sonda que teve como patrocinadores as empresas Aguia Sistemas de Armazenagem e Oz Produtora, e o apoio da Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC-USP) e do Instituto de Física de São Carlos, partiu levando consigo experimentos de astrobiologia do Instituto de Química para o estudo da sobrevivência de leveduras extremófilas, bem como experimentos próprios para o teste de protozoários.

Atingindo a altitude de 31.634 metros, a “Garatéa 3” embarcou Sistemas de Medição de Dados Ambientais desenvolvidos pelos próprios alunos, tendo como destaques os Sistemas de Medição de Ultravioleta A, B e C e o para Radiação Ionizante. A sonda contou também com um novo Sistema de Rastreio em Tempo Real, junto à telemetria de seus sensores, integrando Sistemas GPS à bases terrestres em dispositivos android com o aplicativo do grupo, por meio da Modulação LoRa. Testou-se também o novo Sistema de Transmissão de Imagens ao VivoPela primeira vez, graças a empresa Oz Produtora, o grupo levou uma câmera 360° para a estratosfera.

Segundo o que foi divulgado na nota da página oficial da “Missão Garatéa-L” no Facebook, a “Garatéa 3” é um marco para o Grupo Zenith e representa a primeira sonda completamente reutilizável desta equipe da EESC-USP. Seu próximo voo integrará o Sistema de Controle de Altitude e deve ocorrer no segundo semestre de 2018.

Veja abaixo algumas fotos divulgadas pelo Grupo da preparação final da sonda para o lançamento.

Duda Falcão

Comentários