Foguetemodelista Eslovaco Está Desenvolvendo Modelo do VS-30

Olá leitor!

A vida é engraçada e sempre estou me surpreendendo com ela, seja com os pequenos detalhes que ela nos apresenta (basta ser observador), seja em situações imprevisíveis que surgem quando menos se espera.

Este história que trago agora para você é uma dessas situações surpreendentes que confesso jamais me passou pela cabeça que pudesse acontecer, e que talvez venha interessar ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

No dia 30/05 passado recebi um e-mail de um senhor eslovaco chamado Marek Klesc com esta curiosa foto abaixo que evidentemente chamou bastante a minha atenção.

A filha do Sr. Marek Klesc ao lado do modelo do VS-30 Zatial.

Imediatamente formulei um e-mail em inglês visando buscar maiores informações sobre a foto, já que como podemos notar parecia tratar-se da foto de um modelo (cópia exata) do “VS-30 V07”, utilizado na "Operação Angicos", uma Missão Conjunta Brasileira e Argentina realizada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) em dezembro de 2007.

Fica evidente que o Sr. Marek é um entusiasta do foguetemodelismo e como tal resolveu desenvolver um modelo (em minha opinião) do mais belo VS-30 já produzido.

Fiquei então na expectativa da resposta do Sr. Marek que finalmente chegou no dia de hoje (06/06), onde ele esclarece vários questionamentos que fiz no e-mail enviado a ele.

Morador da cidade de “Spišská Nová Ves”, cidade localizada na “Região de Košice” na Eslováquia, o Sr. Marek vem desenvolvendo um modelo do foguete brasileiro VS-30 que ele denominou de “VS-30 Zatial”. Veja abaixo alguns detalhes deste foguete.

Altura foguete: 2,6 m
Escala: 2,7
Peso: 7 kg
Potência do motor: 1200ns
Combustível: AP
Apogeu: 580 metros
Estágio: Um estágio
Sistema de Recuperação: Através de paraquedas
Previsão de Lançamento: Em 2017, ou talvez no outono de 2016

Vista aérea da cidade eslovaca Spišská Nová Ves.

Pois é leitor, enquanto o nosso Programa Espacial de Brinquedo (PEB) continua sem rumo e sem qualquer perspectiva de mudança, um foguete desenvolvido há mais de duas décadas pelo IAE e lançado há quase uma década numa missão espacial conjunta com a Argentina, chama a atenção de um foguetemodelista de um pequeno país europeu.

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza ao Sr. Marek Klesc pela iniciativa dizendo: "Sr. Marek, quem dera o Governo Brasileiro tivesse o mesmo reconhecimento, respeito e visão pelas nossas atividades espaciais como o senhor demonstrou ter. Como brasileiro meus sinceros agradecimentos".

Abaixo leitor segue o link de uma organização eslovaca de diversos tipos de modelismo e mais algumas fotos do VS-30 desenvolvido pelo Sr. Marec, bem como também um vídeo de um lançamento de foguete realizado por ele.

Duda Falcão


O Sr. Marek ao lado de um modelo do foguete
de sondagem francês Dragon.

Comentários

  1. Impressionante,num país em que 98% das pessoas só sabem o que é foguete no réveillon ou finais do futebol um cara lá da Eslováquia faz uma réplica linda desse foguete realmente impressionante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário