Para o MD, Acordo Com a VIASAT Não Ameaça Soberania Nem Compromete a Banda X

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (13/04) no site “TELETIME” destacando que para o Ministério da Defesa acordo com a VIASAT não ameaça Soberania nem compromete a Banda X.

Duda Falcão

SATÉLITES

Para Ministério da Defesa, Acordo Com a
VIASAT Não Ameaça Soberania Nem
Compromete a Banda X

Por Samuel Possebon
Sexta-feira, 13 de abril de 2018 , 02h00


A Subchefia de Comando e Controle da Chefia de Operações Conjuntas das Forças Armadas, ligada ao Ministério da Defesa, produziu uma nota técnica à AGU sobre os eventuais riscos às comunicações militares em decorrência da parceria entre a Telebras e a VIASAT para uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC). Segundo a nota, "é possível afirmar que o Acordo de Compartilhamento de capacidade satelital celebrado entre Telebras e VIASAT não apresenta risco à soberania nacional", segundo documento obtido por este noticiário e assinado pelo Coronel Anderson Tesch Hosken Alvarenga. Segundo a análise, a VIASAT "não terá acesso às senhas de controle do SGDC-1"; "não haverá agravamento do risco de vazamento de dados relevantes à soberania nacional"; "a VIASAT não terá acesso ao conteúdo que tramita entre o usuário final e o destinatário da banda X, a partir da comercialização da banda Ka"; "a VIASAT não terá acesso, de qualquer gênero, à banda X" e; "a utilização da banda Ka do SGDC-1 não põe em risco a segurança dos dados que trafegam na banda X".

A questão da soberania nacional tem sido crítica para a AGU para conseguir derrubar, na Justiça Federal de Brasília, a limitar expedida no Amazonas em favor da empresa Via Direta. A empresa alega ter um contrato com a Telebrás anterior ao acordo com a VIASAT e exige, assim, compensação por perdas. A VIASAT é uma empresa norte-americana que tem cerca de 80% de sua receita com o governo daquele país.


Fonte: Site TELETIME - http://www.teletime.com.br/

Comentário: Pois é, olha ai o parecer do Ministério da Defesa.

Comentários