Escola Baiana Se Inscreve em Projeto Educacional do Grupo ZENITH

Olá leitor!

Pois é amigo, com o exponencial e vigoroso crescimento do Espaçomodelismo, Foguetemodelismo e das atividades ligadas às Ciências Espaciais em escolas brasileiras do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, não ter em nosso estado escolas e universidades envolvidas com esta nova bandeira nos trazia (a mim e ao Sr. Carlos Cássio Oliveira, presidente do "Centro de Foguetes Experimentais da Bahia-CEFAB" e um dos pioneiros do Foguetemodelismo no Brasil) uma grande frustração e preocupação.

Agora por indicação do próprio Sr. Carlos Cássio Oliveira, finalmente a Bahia entra nesta nova era com a participação da escola privada de ensino infantil e fundamental "Luz do Saber", localizada que é no bairro carente de São Cristóvão, em Salvador. 

Sob a direção da Profa. Eliane Santana dos Santos Vieira, esta escola já se encontra inscrita no projeto Garatéa-E do Grupo ZENITH da USP São Carlos, e agora estamos na expectativa de que outras escolas de nosso estado (públicas ou privadas, carente ou não) venham a se interessar em participar deste projeto ou mesmo do projeto Arte Garatéa (Patch ISS) também conduzido pelo Grupo ZENITH, dando assim a oportunidade aos seus professores e alunos de terem contato com este fantástico universo das Ciências Espaciais e da Astronomia.


A secretária Georgina Letícia Reis de Oliveira com a
Profa. Eliane Santana dos Santos Vieira (Diretora da escola).
O Sr. Carlos Cássio Carlos Oliveira com a
Profa. Eliane Santana dos Santos Vieira
Fachada da Escola carente Luz do Saber em Salvador.

Como esquecer leitor o grande exemplo dado pela galerinha e professores da "Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves (ETEC)" da cidade de Ubatuba-SP? Está lembrado? Pois então, sob a iniciativa do inovador e grande educador Prof. Cândido Moura, alunos do ensino fundamental desta escola colocaram em 16/01/2017 com sucesso no espaço, um pequeno satélite em forma de latinha de guaraná (Tubesat), este denominado de "Tancredo-1", e atualmente já trabalham em outros projetos de pequenos satélites.

O Tubesat Tancredo-1 da ETEC que foi lançado
ao espaço em janeiro de 2017.

Pois é, você professor e educador baiano, realmente preocupado em trazer para os seus alunos novos conhecimentos e oportunidades pode fazer a diferença ficando atento a estas duas iniciativas do Grupo ZENITH, e caso queira participar de oficinas, ou obter qualquer orientação nesta área, nos procure que estaremos aqui a sua disposição. E lembre-se, não deixem de participar da "Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)", esta coordenada pelo grande educador Prof. João Batista Garcia Canalle da (UERJ). O país precisa de você, nos ajude a formar cidadãos. Participem!

Duda Falcão

Comentários