Professor do ITA Lança Livro Sobre Cinemática e Dinâmica

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (04/12) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que Professor do ITA lançou livro sobre Cinemática e Dinâmica.

Duda Falcão

Notícias

Professor do ITA Lança Livro
Sobre Cinemática e Dinâmica

Divisão de Comunicação Social
04/12/2017

No dia 29 de novembro, o professor Domingos A. Rade, da divisão de engenharia mecânica do ITA, lançou seu livro intitulado Cinemática e Dinâmica para Engenharia. O tema do livro está relacionado ao estudo do movimento de diversos tipos de objetos encontrados na natureza ou dispositivos construídos pelo homem e que tem grande importância na formação de engenheiros de diversas especialidades.

A cinemática é o estudo das formas de representação do movimento sem levar em consideração os agentes que causam este movimento. Já a dinâmica trata da relação entre forças e momentos e o movimento resultante.

O conhecimento destes temas é indispensável para a compreensão de numerosos fenômenos naturais, como o movimento dos corpos celestes, as correntes atmosféricas e o voo dos pássaros, e o funcionamento de máquinas e veículos, como a propulsão de foguetes e o controle da órbita de satélites artificiais.

No livro, a cinemática e a dinâmica são aplicadas a três tipos diferentes de modelos de corpos, sendo elas partículas, sistemas de partículas e corpos rígidos em movimento plano (bidimensional) e movimento espacial (tridimensional).


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentários

  1. O livro tem sido usado nas aulas de Dinâmica pra as turmas de Engenharia Mecânica da Unicamp! Muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário