Começa em São José dos Campos (SP) a 15ª Edição da Jornada Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada fia (08/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), informando que ontem (10/12) foi iniciada em São José dos Campos (SP) a 15ª Edição da Jornada Espacial.

Duda Falcão

Começa em São José dos Campos (SP)
a 15ª Edição da Jornada Espacial

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: Brasília,
8 de dezembro de 2017


Mais de 70 estudantes e 45 professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares participam, no período de 10 a 16 de dezembro, da 15ª edição da Jornada Espacial, a ser realizada em São José dos Campos (SP). Durante uma semana os participantes terão a oportunidade de conhecer as atividades espaciais desenvolvidas no País e interagir com técnicos e pesquisadores que trabalham no polo tecnológico aeroespacial da região.

A Jornada Espacial é realizada anualmente e destina-se a alunos que obtiveram os melhores resultados nas questões de astronáutica (foguete, satélites e aplicações) na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2017. Os estudantes terão uma programação intensa de atividades, como palestras, oficinas e visitas às instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e TV Vanguarda.

A OBA é uma realização conjunta da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) apoiada por diversas instituições públicas e privadas, como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Os participantes representam estados brasileiros como o Acre, Ceará, Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Palestras, Visitas e Oficinas

Entre as atividades programadas para a semana estão diversas palestras, entre elas a que aborda o Programa Nacional de Atividades Espaciais, ministrada pelo tecnologista da AEB, Pedro Kaled, na tarde de domingo.  As diretrizes dos trabalhos educacionais desenvolvidos no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT), inaugurado no último dia 13 de novembro, em Parnamirim (RN) também serão conhecidas pelos estudantes da jornada.

Temas como os 40 anos da Missão Voyer, Aquecimento Global, Satélites de Comunicação e a Televisão, Contexto histórico da Corrida Espacial, os 60 anos da Era Espacial, Programa de Satélites do Instituto de Aeronáutica e Espaço, entre outros serão abordados durante toda a semana.

A ida ao Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE está entre as visitas programadas, assim como no Túnel de Vento do IAE, equipamento que serve para simular o deslocamento do ar em objetos sólidos. Os estudantes também terão a oportunidade de conhecer o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), a TV Vanguarda, e as instalações onde são desenvolvidos os trabalhos do Programa de Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) no INPE.

As oficinas de Construção de Plataformas de Lançamento de Foguetes e Construindo Foguetes de garrafa pet são atividades programadas para a Jornada. Elas têm o objetivo de apresentar as variáveis da Física que envolvem o lançamento de foguetes. Após a visita ao MAB os estudantes e professores participarão do lançamento dos foguetes construídos nas próprias oficinas.

OBA

As provas da OBA foram aplicadas no dia 19 de maio de 2017 em todos os estados brasileiros. A olimpíada contabilizou a participação de mais de 665 mil estudantes envolvendo mais de 7 mil escolas e cerca de 50 mil professores. Desde a primeira edição da OBA mais de 8 milhões de estudantes participaram da olimpíada.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários