Fogueteiro Eslovaco Realiza Com Sucesso Lançamento de Modelo do Foguete de Sondagem VS-30.

Olá leitor!

Enquanto o Programa Espacial Brasileiro (PEB) se desintegra sendo assimilado por raposas estrangeiras e vivendo de promessas vazias e fantasiosas (infelizmente com a conivência da própria FAB), um símbolo exitoso da engenhosidade brasileira na área de foguetes, fruto de uma época onde ainda se desenvolvia produtos espaciais no Brasil, torna-se alvo de iniciativa de um fogueteiro eslovaco.

Pois é leitor, você tá lembrado do Sr. Marek Klesc? Não? Pois então, em junho de 2016 postei aqui (veja) um artigo falando sobre a iniciativa deste fogueteiro eslovaco que estava desenvolvendo uma cópia do foguete de sondagem “VS-30 V07”, utilizado na "Operação Angicos", uma Missão Conjunta Brasileira e Argentina que foi realizada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) em dezembro de 2007.

Pois então, no dia de hoje fui contatado pelo Sr. Marek Klesc que nos informou que no dia 11/11, durante a realização de uma competição de construtores de foguetes na cidade eslovaca de “Spišská Nová Ves”, o seu modelo do VS-30, participando da categoria de "Modelo de Foguete Experimental", realizou com sucesso o seu primeiro voo, e com isto conquistou o primeiro lugar em sua categoria.

Ainda segundo o Sr. Marek Klesc, o foguete que alcançou 258 metros (de acordo com o seu altímetro), teve o seu peso inicial acrescido em até 9kg graças ao tempo com rajadas de vento, o que fez com que a altura alcançada fosse diminuída.

O motor usado era de cerca de 1000 TU 1100Ns (a TI é o motor "J") tendo o foguete dois pára-quedas. O primeiro deles, com um diâmetro de 1,6 metros, e o segundo com um diâmetro 3,6 metros, foram abertos nas altitudes programadas.

O Sr. Marek Klesc finalizou informado que o modelo do  VS-30 foi equipado com um sistema de recuperação de dupla implantação, com base em um sensor barométrico. Todos os sistemas e peças funcionam perfeitamente, sem apresentarem qualquer problema.

Veja abaixo as fotos e vídeo do lançamento do foguete enviadas o Blog BRAZILIAN SPACE pelo Sr. Marek Klesc.

Duda Falcão

O Sr. Marek Klesc ao lado de seu filho e do modelo do VS-30.
Sequencia do lançamento.

Vídeo do lançamento.

OBS: Como Brasileiro gostaria de sugerir ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) que faça uma homenagem a esse fogueteiro eslovaco pelo reconhecimento a tecnologia brasileira de foguetes de sondagens. Para tanto, peço ao IAE que entre em contato com o Blog que passarei o contato do Sr. Marek Klesc, já que não tenho autorização do mesmo para expor publicamente o seu e-mail.

Comentários

  1. Grande sentimento de gratidão ao Sr.Marek pelo reconhecimento da capacidade científica dos Brasileiros.Infelizmente mesmo oficiais da forças armadas como o general mourão, não acreditam no nosso povo.Diz por exemplo que somos formados por uma mescla ruim de 3 raças.

    ResponderExcluir
  2. Grande sentimento de gratidão ao Sr.Marek pelo reconhecimento da capacidade científica dos Brasileiros.Infelizmente mesmo oficiais da forças armadas como o general mourão, não acreditam no nosso povo.Diz por exemplo que somos formados por uma mescla ruim de 3 raças.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É, os militares não são famosos pelos seus dotes intelectuais.Eu acho que é porque não dispõe de tempo,pois sua meta principal é aprender a matar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário