Estranho Objeto Atravessa o Sistema Solar e Intriga Cientistas

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante nota publicada ontem (20/11) no site da "Revista EXAME" destacando que um estranho objeto em forma de charuto atravessa o Sistema Solar intrigando cientistas.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Estranho Objeto Atravessa o
Sistema Solar e Intriga Cientistas

O asteroide avermelhado em forma de charuto é o primeiro confirmado
como sendo de outro sistema estelar, diz a NASA

Por Maurício Grego
Revista EXAME
Publicado em 20 nov 2017, 19h18

(European Southern Observatory/M. Kornmesser/Divulgação)
Concepção artística do Oumuamua: viajante espacial veloz e misterioso.

São Paulo — Um asteroide em forma de charuto atravessou o Sistema Solar em outubro, intrigando os astrônomos que o observaram por seu formato incomum. O objeto é o primeiro a ter sua origem confirmada como sendo de outro sistema estelar.

“Que descoberta fascinante!”, diz, num comunicado, Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. “É um visitante estranho de um sistema estelar distante. Seu formato não se assemelha ao de nenhum objeto que já tenhamos visto na vizinhança do Sistema Solar.”

O asteroide foi descoberto em 19 de outubro pela equipe que opera o telescópio Pan-STARRS1, da Universidade do Havaí, e ganhou o nome de Oumuamua. Depois, uma rede de telescópios ao redor do planeta passou a acompanhar o intrigante objeto espacial – incluindo o imenso telescópio do European Southern Observatory no deserto de Atacama, no Chile.

O Oumuamua também foi rastreado pelos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, da Nasa, que giram na órbita terrestre. Inicialmente, pensou-se que se tratava de um cometa. Mas a observação de sua trajetória e de sua velocidade permitiu concluir que era um asteroide e que veio de fora do Sistema Solar.

O Oumuamua tem cerca de 400 metros de comprimento, mas apenas cerca de 40 metros de diâmetro. É feito de rocha com alto teor de metal e gira como uma broca, dando uma volta a cada 7,3 horas.

Um estudo publicado hoje na revista científica Nature afirma que o Oumuamua está, provavelmente, vagando pela Via Láctea há centenas de milhões de anos. Ele passou pelo Sol a 87,3 quilômetros por segundo. Nessa velocidade, deve escapar do alcance dos telescópios em poucas semanas.

Neste vídeo em inglês, os cientistas falam sobre a descoberta:



Fonte: Site da Revista EXAME - 20/11/2017 - http://exame.abril.com.br/

Comentário: Fantástico, simplesmente extraordinário leitor. Veja como a raça humana tem muito a aprender com o universo que a cerca e principalmente que não é o dono da verdade e muito-menos supra-sumo algum.  Qual fenômeno geológico foi capaz de formar um objeto com este formato? Como isso se sucedeu? Pois é, a natureza é extraordinária e muitos a descrevem como obra de um Deus, mas a verdade é que seja obra de um Deus ou de outra coisa qualquer há ainda muito por se descobrir, e a raça humana terá um percurso de amadurecimento difícil até que aprenda o seu real papel neste gigantesco universo.

Comentários