ITA Realiza Workshop Com a NASA e o INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (19/07) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que o instituto realizou workshop com a NASA e o INPE.

Duda Falcão

Notícias

ITA Realiza Workshop Com a NASA e o INPE

Divisão de Comunicação Social
19/07/2017


No último dia 14, o ITA, o INPE e a NASA, realizaram um evento sobre a missão SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task), que visa estudar bolhas de plasma na ionosfera por meio de um nanossatélite.

O evento reuniu pesquisadores das três instituições e de universidades americanas parceiras com o objetivo de divulgar o andamento do projeto sob suas diversas atuações. Cada organização envolvida pôde apresentar o andamento de seu trabalho dentro desse desafio.

Durante as palestras, foi possível compreender a importância dos estudos do projeto, já que as bolhas de plasma interferem sobre diferentes sistemas tecnológicos, tais como sistema de navegação por satélite, telecomunicações e distribuição de energia. O intuito dos pesquisadores é poder prever as condições em que o fenômeno ocorre e compreender tais interferências.

Para o Dr. James Spann, da NASA e coordenador geral do projeto, “além de entender melhor a ionosfera, essa missão tem um valor na comunidade científica de agregar diversos grupos na pesquisa”. No que diz respeito à ciência e tecnologia, “quanto mais disseminado o conhecimento, mais rápido é possível obter avanços”, completa.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Sob a coordenação de uma Agencia Espacial de verdade que busca verdadeiramente por resultados, ao que parece este projeto de nanosatélite científico está avançando, e talvez seja a ultima oportunidade dada pela NASA ao Brasil para que o mesmo comprove ser capaz de cumprir seus acordos, oportunidade esta que se eu estivesse no lugar deles não daria.

Comentários