Primeiro Cubesat Brasileiro Completa 3 Anos em Operação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (20/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o Satélite NanosatC-Br1, primeiro cubesat brasileiro completou 3 anos em operação no espaço,

Duda Falcão

Primeiro Cubesat Brasileiro
Completa 3 Anos em Operação

Terça-feira, 20 de Junho de 2017

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o NanosatC-Br1 acaba de completar três anos em órbita e segue enviando dados de suas cargas úteis: um magnetômetro e dois circuitos integrados.


As informações são rastreadas e coletadas por uma extensa rede de radioamadores no Brasil e no exterior, além das duas estações do projeto em Santa Maria (RS) e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Na data do terceiro aniversário do NanosatC-Br1, seus dados (figura abaixo) foram recebidos na Alemanha por Reiner e retransmitidos a Paulo Leite em Boa Vista (RR), ambos radioamadores que colaboram com o projeto desde o início.

“Todos os subsistemas e cargas úteis funcionam normalmente, exceto as baterias do subsistema de potência que não conseguem mais reter carga, fazendo com que o cubesat só possa transmitir seus dados em visada solar. Os dados continuam sendo armazenados e utilizados pelos pesquisadores e engenheiros do projeto”, informa o pesquisador Otávio Durão, do INPE.

Os dados obtidos com a carga útil FPGA serão apresentados no dia 28 de junho, durante seminário no INPE que abordará radiação cósmica em sistemas espaciais.

NanosatC-Br2

A equipe do projeto desenvolve agora o NanosatC-Br2, com lançamento previsto para 2018. O novo cubesat está em fase de testes de integração das cargas úteis e do software de solo e bordo com a plataforma.

“O NanosatC-Br2 é um cubesat de dois litros de volume, o dobro da capacidade do NanosatC-Br1, e terá experimentos da UFMG, UFABC, UFRGS, UFSM/SMDH, AMSAT-Br, além do INPE”, conta o pesquisador Nelson Jorge Schuch, gerente do projeto.

Voltado à capacitação de recursos humanos para a área espacial, o projeto NanosatC-Br é coordenado pelo Centro Regional Sul do INPE em colaboração com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Mais informações: www.inpe.br/crs/nanosat



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Pois é, só resta parabenizar a equipe deste projeto coordenado pelo Dr. Nelson Jorge Schuch do Centro Regional Sul (CRS) do INPRE de Santa Maria-RS, e pelo Dr. Otávio Durão do INPE de São José dos Campos-SP. Vale lembrar leitor que esse satélite tinha uma expectativa de vida de apenas um ano e chegou ao seu terceiro ano de operação em  funcionamento. É muito gratificante saber que quatro universidades (UFMG, UFABC, UFRGS e a UFSM) além do INPE e do grupo AMSAT-BR da Liga de Amadores Brasileiros de Radioemissão (LABRE), estão envolvidos no desenvolvimento do novo satélite deste projeto, o nanosatélite NanosatC-Br2, parabéns a todos vocês. Fico na torcida para que esse projeto possa sofrer continuidade, e quem sabe tendo objetivos mais ambiciosos como, por exemplo, alguma missão que envolvesse a área de Astrofísica do INPE.

Comentários

Postar um comentário