Patenteada Nova Tecnologia Para Redução de Gases Poluentes do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo nota postada hoje (08/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que nova tecnologia para Redução de Gases Poluentes do instituto foi patenteada.

Duda Falcão

Patenteada Nova Tecnologia Para
Redução de Gases Poluentes

Quinta-feira, 08 de Junho de 2017

Tecnologia para limpeza de gases e captura de metanoacaba de receber carta patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Denominada “Associação de Tiras de Chapa e Gerador de Gotas por Eletrogiro”, foi desenvolvida por Paulo Giácomo Milani, Kim Uri Batista, Paulo de Souza Filho e Luis Antonio Waack Bambace, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


Os pesquisadores da Divisão de Mecânica Espacial e Controle do INPE utilizaram a técnica de eletrogiro para fabricar microfibras como meio de causar o choque de feixes ultrafinos de líquidos com alvos diversos e, desta forma, gerar gotas com eficiência energética muito alta em um sistema de baixa manutenção.

A nova tecnologia deve auxiliar no combate ao aquecimento global, pois vários sistemas para redução de gases poluentes poderão se beneficiar da eficiência e do baixo custo proporcionados pela tecnologia de geração de gotas.

O processo para a obtenção de patente foi conduzido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NUINT) do INPE. Mais informações sobre propriedade intelectual com João Ávila: (12) 3208-6864 / joao.avila@inpe.br


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários