Centro de Lançamento de Alcântara Será Tema de Debate em Comissão da Câmara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (05/06) no site da “Câmara dos Deputados” destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) será tema de mais uma dessas audiências públicas.

Duda Falcão

SEGURANÇA

Centro de Lançamento de Alcântara
é Tema de Debate em Comissão

Por Karla Alessandra
Edição – Pierre Triboli
Agência Câmara Notícias
05/06/2017 - 15h05

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (7) audiência pública para debater o potencial e a importância do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

O centro foi criado há 34 anos e sua localização estratégica – próxima à linha do equador – gera uma economia de até 30% no uso de combustível para o lançamento de satélites, tornando o centro competitivo em relação a outras localidades.

O governo federal está preparando um projeto de lei, a ser enviado ao Congresso Nacional, para que o centro seja aberto ao uso de outros países. O assunto é polêmico, no entanto, porque alguns especialistas em segurança afirmam que isso pode comprometer a soberania nacional se os acordos forem assinados com salvaguardas para uso com sigilo total dos equipamentos.

Manutenção

Para o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), que sugeriu o debate, é importante que a Câmara discuta essa proposta de abertura do Centro de Alcântara para a utilização de outros países como forma de garantir a manutenção do local. "O meu objetivo é chamar a atenção da sociedade brasileira sobre a importância de Alcântara, que tem um investimento considerável lá", afirmou.

Em 2000, o governo de Fernando Henrique Cardoso assinou um acordo com os norte-americanos para uso do Centro em Alcântara, mas a proposta foi barrada no Congresso Nacional.

Em 2004 foi a vez de o governo Lula assinar um acordo com a Ucrânia para lançamento de foguetes, mas 11 anos depois o acordo fracassou por problemas técnicos e foi suspenso.

Foram convidados para a audiência:

- o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Comando da Aeronáutica, Carlos Augusto Amaral Oliveira;

- o presidente da Frente Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara, deputado José Reinaldo (PSB-MA);

- um representante do Ministério da Defesa;

- um representante da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 3.


Fonte: Site da Câmara dos Deputados

Comentário: Pois é leitor, quando algo de concreto sair de uma dessas audiências publicas a humanidade já estará com uma colonia em Marte, cheia de russos, americanos, franceses, alemães, japoneses, italianos, canadenses espanhois e quem sabe até de chineses e argentinos. Faça-me uma garapa.

Comentários