Lançamento do Satélite SGDC Será Nesta Quinta-Feira a Partir da Guiana Francesa

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (03/05) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), confirmando o lançamento do Satélite Frankenstein Francês SGDC para o dia de amanhã (04/05).

Duda Falcão

SATÉLITE BRASILEIRO

Lançamento de Satélite Será Nesta
Quinta-Feira a Partir da Guiana Francesa

O veículo lançador será o Ariane 5 e o lançamento
pode ser acompanhado em tempo real

Por Ten Emília Maria
Agência Força Aérea
03/05/2017 - 12:26h

Projeção do SGDC no espaço.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) será lançado nesta quinta-feira (4), a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O intervalo de lançamento será entre 17h31min e 20h29min, quando serão verificados todos os sistemas para o sucesso da operação.

O veículo lançador será o Ariane 5 e o lançamento pode ser acompanhado em tempo real clicando aqui.

Desenvolvido pela empresa francesa Thales Alenia Space, que assinou um contrato com a Visiona (uma joint venture formada pela Embraer e pela estatal Telebras), o SGDC envolve os ministérios da Defesa (MD) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). A parceria já indica que o uso do satélite será dual, ou seja, civil e militar. De um lado, utilizando a banda Ka, possibilitará acesso à conexão em banda larga a todos os locais do País, sem exceção. De outro, a partir da banda X, será possível tramitar informações afetas à área de defesa e governamental.

O envolvimento da Força Aérea Brasileira no projeto está relacionado ao fato de a instituição estar a cargo, segundo a Estratégia Nacional de Defesa, do desenvolvimento da área espacial no País. É da FAB a responsabilidade pela operação e pelo monitoramento do satélite. Foi criada, para isso, uma nova organização militar, o Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), em Brasília (DF), onde cerca de cem profissionais irão se revezar em três turnos para dar suporte ao funcionamento do satélite – 24 horas por dia. Lá foi instalada a antena responsável por esse contato; ela tem 18 metros de altura, 13 metros de diâmetro e pesa 42 toneladas.

O lançamento, que deveria ter acontecido em 21 de março, foi adiado devido à paralisação dos trabalhadores da Guiana Francesa - que começou no dia 20 de março e durou aproximadamente um mês.

Conheça alguns dos militares da FAB que vão atuar no monitoramento do satélite clicando aqui.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Bom está ai notícia para quem ainda acredita nesse engodo.

Comentários

  1. Quer dizer que a antena do satélite francês pesa 42 toneladas? Quem escreveu isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio!

      O autor da matéria, mas ele se refere a antena de solo instalada em Brasília para a operação e monitoramento do satélite. O autor só esqueceu de dizer quanto pesa a antena instalada na sede da OTAN, rsrsrsrsrs.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pois é Ygor!

      O estrago já foi feito e agora quem apostou nisso que sofra as consequências. Pior é que quem não tem nada com isso também terá de pagar o preço se as suspeitas se confirmarem.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário