Meteoro Pode Ser a Causa de Estrondo e Tremor Registrados na Bahia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (28/03) no site do “Observatório Nacional (ON)” destacando que um meteoro pode ter sido a causa do estrondo e do tremor registrados na Bahia.

Duda Falcão

Notícias

Meteoro Pode Ser a Causa de
Estrondo e Tremor Registrados na Bahia

Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 18h57
Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 19h11

No último domingo, dia 26 de março, moradores de Salvador, na Bahia, e de cidades próximas relataram ouvir um grande estrondo, observar um clarão no céu e sentir tremores com movimentação de objetos, por volta das 7 horas. A EXOSS, uma organização sem fins lucrativos que tem como finalidade o estudo de meteoros, parceira do Observatório Nacional, apresenta indícios de que a causa pode ser atribuída a um meteoro. Não há confirmação até o momento, mas os relatos e as imagens obtidas apontam para essa origem.

A EXOSS é uma rede colaborativa, que busca conhecer as origens, natureza e caracterização de órbitas dos meteoros. Para isso, integra as estações de monitoramento montadas por seus associados, obtendo imagens em diversos locais – entre os quais, na sede do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, e no Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, também do ON, em Itacuruba, Pernambuco. Essa rede também reúne e analisa os relatos e imagens enviadas pelo público. Com base nos relatos e imagens obtidos no último domingo, a EXOSS publicou o infográfico abaixo, mostrando que o raio de visualização das testemunhas é de 120 quilômetros, o horário aproximado de 7h11 e uma trajetória preliminar.


Na página da EXOSS na Internet é possível obter mais informações sobre a rede e ver maneiras de colaborar. Este tutorial orienta como relatar um bólido. A EXOSS também dá dicas de como fotografar meteoros, explica os fenômenos, oferece estatísticas de meteoros e meteoritos e orienta os interessados para fazer observação visual, além de mostrar imagens em tempo real das estações instaladas.

Abalo Sísmico na Bahia é Descartado

A equipe de Sismologia do Observatório Nacional, que integra a Rede Sismográfica Brasileira, descartou que tenha havido abalos sísmicos na Bahia, nas regiões onde foram relatados os tremores. De acordo com o sismólogo Fábio Dias, nenhum sinal que possa ser relacionado a um tremor de terra foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), nem pela estação de GDU01 situada 150 km de Salvador, o que reforça a hipótese de que o evento  tenha sido causado por um meteoro.

No mesmo dia, porém mais cedo, por volta de 4 horas, foi registrado um abalo sísmico no município de Itabi, Sergipe. Esse sismo registrado pela RSBR teve uma magnitude de 2.7 e a estação mais próxima estava a 450 km. Tremores de terra dessa ordem de magnitude são comuns no Brasil. Desde abril do ano passado, por exemplo, foram registrados mais de 100 sismos entre magnitude 2.0 e 3.0 em todo o território nacional.


Fonte: Site do Observatório Nacional (ON)

Comentário: Bom leitor de minha parte eu posso dizer que eu fui um dos que presenciaram este fenômeno, quando trabalhava em matérias para o Blog no meu apartamento em Salvador. O estrondo foi seco e moderado seguido de uma vibração que balançou a janela em frente do meu computador, como se uma massa de ar forte tivesse se chocado contra ela. Realmente algo estranho e que logo chamou a minha atenção. Confesso que por um instante me passou pela cabeça que pudesse ter sido um meteoro, mas como estava concentrado no que fazia, voltei ao meu trabalho, só pensando no assunto após ter terminado o que vinha fazendo. 

Comentários