G.D.Ae. da UFC Lançará Foguete Híbrido do CLBI no Inicio de 2018

Olá leitor!

Recentemente postamos aqui no Blog uma nota que foi publicada no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informando que a Universidade Federal do Ceará (UFC) havia desenvolvido em parceria com este instituto um computador de bordo para nanossatélites (veja aqui).

Pois então, em meu comentário postado nesta mesma nota eu informei que em breve os Cearenses desta mesma universidade iriam apresentar uma outra novidade, e assim foi feito.

Na noite de ontem, o Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial  (G.D.Ae.) desta universidade, postou em sua página oficial no Facebook o lançamento da “Missão Dragão do Mar” 2017/2018, segundo eles a missão mais ambiciosa realizada por eles até o momento.

Na realidade trata-se do desenvolvimento de um foguete de propulsão híbrida denominado de HERMES-1, para ser lançado no início de 2018 do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), em Paranamirim-RN.

Segundo a nota do grupo, está missão tem como principal objetivo capacitar os seus membros e demonstrar o potencial do Nordeste nesta área, visto que o grupo passará a se tornar assim uma das primeiras equipes brasileiras a lançar um foguete seguindo todos os procedimentos operacionais usados na indústria aeroespacial.

O grupo finaliza a sua nota informando que a Missão contará com o apoio da equipe “Potiguar Rocket Design” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e que em breve apresentarão maiores detalhes técnicos do foguete e da missão.

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (G.D.Ae.) pela ousadia e espera que esta iniciativa incentive outras equipes brasileiras a seguirem o mesmo caminho. Galera do "Grupo de Propulsão Hibrida" da Universidade de Brasília (UnB), abram o olho, a fila anda.

Avante HERMES-1

Duda Falcão

Comentários