AEB Apoia Spacetroopers Brasil em Competição da NASA, nos Estados Unidos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (31/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a agencia esta apoiando uma equipe brasileira numa competição da NASA.

Duda Falcão

AEB Apoia Spacetroopers Brasil em
Competição da NASA, nos Estados Unidos

Coordenação de Comunicação Social – CCS
31/03/2017


A Agência Espacial Brasileira (AEB) está  apoiando os seis estudantes cariocas, integrantes do Spacetroopers Brasil, grupo escolhido para participar da NASA Human Exploration Rover Challenge, competição que está acontecendo no U.S. Space & Rocket Center, sede da Agência Espacial Americana, em Huntsville, no Alabama.

Composta de três fases, a competição consiste em uma corrida de obstáculos que simula terrenos extraterrestres de meia milha, ou seja, aproximadamente 800 metros. A segunda fase envolve os estudantes em experiências de engenharia relacionadas às missões de exploração da NASA. A Sample Retrieval Challenge, terceira fase, é uma corrida opcional para coletar quatro amostras – uma líquida e uma sólida.

As amostras coletadas na última fase da competição devem ser guardadas no veículo e levadas à linha de partida o mais rápido possível. As equipes terão que desenhar e construir suas próprias ferramentas de coleta de amostras e o container para armazená-las.

Os seis integrantes da equipe brasileira – Nathalia Pires, Fellipe Franco, Yago Dutra, Larissa Ferreira, Rafaela Bastos e Alexandre Rodrigues — são alunos dos colégios Santa Terezinha, Pedro II e Odete São Paio, no estado do Rio de Janeiro. Os selecionados acumulam em suas trajetórias estudantis cerca de 50 medalhas conquistadas em competições.

Critérios – As equipes devem focar na criatividade e eficiência para desenhar e construir suas próprias rodas, que deverão seguir critérios, como segurança, adaptabilidade a diferentes superfícies, durabilidade e força, tração, estabilidade, performance, entre outros

“O roovers, equipamento de locomoção desenvolvido pelos estudantes brasileiros para participar da competição atendeu todos os requisitos solicitados e foi aprovado pelo corpo técnico”, afirmou o engenheiro mecatrônico da AEB, Gabriel Figueiró, designado para acompanhar e dar suporte aos estudantes.

Segundo ele, no primeiro dia do evento, quinta-feira (30.03), foram testados todos os veículos que serão utilizados nas missões tripuladas, que acontecem nesta sexta-feira (31), último dia da competição. Os roovers que irão disputar o torneio precisam ser movidos pela força humana e ter capacidade para carregar dois estudantes, em um percurso de 800 metros cheio de obstáculos, que simula terrenos que poderiam ser encontrados em viagens espaciais.

Esta é a primeira vez que a equipe brasileira conseguiu a qualificação técnica exigida para se inscrever na competição da NASA. Figueiró ressalta: “A participação da AEB tem como objetivo a capacitação e formação de recursos humanos na área espacial, acompanhar a iniciativa da instituição de ensino e pesquisa governamental Nasa Human Exploration Rover Challenge, além de divulgar para o mundo a área espacial brasileira.



Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Olha leitor, muito curioso esta notícia que deve chamar a atenção de muita gente. E verdade que tudo relacionado a essa agencia eu olho com um olho aberto e outro fechado, já que não conhecemos a motivação da iniciativa em questão. Porém, vamos ficar aqui na torcida pela boa participação brasileira nesta competição. AVANTE Spacetroopers Brasil. Agora galera, espaçomodelistas brasileiros, esta iniciativa abre um precedente e lhe dar o direito de cobrarem também algum apoio desta Agencia de Brinquedo em competições internacionais, especialmente aquelas equipes envolvidas com o Spaceport América Cup. Pra cima deles galera, cobre o mesmo privilégio.

Comentários