INPE Inicia Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (31/01) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Duda Falcão

INPE Inicia Implantação do
Sistema Eletrônico de Informações

Terça-feira, 31 de Janeiro de 2017

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promove, nessa semana, o treinamento de mais de 50 servidores e colaboradores voluntários para o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), uma nova ferramenta de gestão e tramitação de documentos que irá suprimir o uso de papéis em processos internos do Instituto. O sistema permite produzir, editar, assinar e tramitar documentos e processos administrativos. Em uma segunda fase, que já se inicia em fevereiro, os servidores capacitados atuarão como multiplicadores, treinando os demais servidores do INPE, incluindo aqueles lotados nos centros regionais.

A capacitação dos multiplicadores ocorrerá entre esta quarta e sexta-feira (1 e 3/02), com a colaboração de instrutores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). A previsão é de que o SEI esteja operacional no INPE a partir de 5 de junho deste ano.

"O novo sistema representa um grande marco de inovação aos processos internos do INPE, trazendo como vantagem a economia de papel – muito bem-vinda neste momento de crise e contenção de despesas -, agilidade e celeridade nos processos, além de transparência e segurança na tramitação de documentos administrativos", afirma Marciana Leite, presidente da Comissão-SEI do INPE. Devido a estas vantagens e facilidade no uso do sistema, a servidora prevê uma mudança cultural positiva na forma de trabalhar a gestão e tramitação de documentos e processos no Instituto.

O SEI foi escolhido como solução pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), no desenvolvimento do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), com o objetivo de implementar uma ferramenta eletrônica em toda a administração pública. O PEN adota como premissas a necessidade de inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

O SEI foi desenvolvido no Tribunal Regional Federal da 4a Região, em Porto Alegre (RS), e já vem funcionando em quase 100 órgãos públicos, tendo sido escolhido devido às suas características inovadoras e também por não implicar em custos para a sua aquisição e em futuras atualizações.

Histórico

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) consolidou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em agosto de 2016, de acordo com o planejamento do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN).

A implantação do SEI foi regulamentada no MCTIC pela Portaria MCTIC nº 546, de 25 de julho de 2016, dando início também a um processo similar em todas as unidades de pesquisa ligadas a este Ministério. Para a implantação do SEI em cada instituto foram previstas pelo menos quatro macroetapas: a preparação da infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação), a capacitação de multiplicadores e instrutores do sistema, a capacitação interna dos usuários remanescentes e a entrada do sistema em produção.

A adesão do INPE ao PEN/SEI ocorreu em outubro do ano passado, quando então foi instituída a Comissão-SEI, com o objetivo de coordenar a implantação do Processo Administrativo Eletrônico no Instituto.

Fonte: Lilian Vinhas
Multiplicadores do INPE envolvidos na capacitação dos
demais colaboradores no uso do sistema SEI.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários