ITA Desenvolve Projeto de Modernização do Ensino de Engenharia
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada dia (03/09) no site do
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) destacando que este instituto está
desenvolvendo um Projeto de Modernização do Ensino de Engenharia.
Duda Falcão
Notícias
ITA Desenvolve Projeto de
Modernização do Ensino de Engenharia
Objetivo é gerar uma discussão focada nas novas
possibilidades no ensino
que estimulem o interesse e a efetividade na
aprendizagem.
Modernização faz parte do Projeto de Expansão do ITA
Assessoria de Comunicação Social - ITA
03/04/2016
Não é de hoje que muito se fala sobre o momento de
transformação da escola e da educação no país. Novas metodologias, novas
técnicas, novas tecnologias surgem a cada dia com um objetivo maior de
formação, seja ela em educação infantil, fundamental, médio ou superior.
Em especial na graduação, com foco no ensino da
engenharia, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), vem se movimentando
para modernizar sua metodologia de ensino, buscando mudanças na formação de novos
engenheiros e seus professores.
Segundo Alberto Adade Filho, ex pró-reitor de Graduação
do ITA, tendo exercido o cargo de pró-reitor nas três últimas reitorias, essa
mobilização se dá devido às grandes transformações em todas as áreas e setores,
impulsionadas pelas novas tecnologias – principalmente as de informação e
comunicação, pelas mudanças culturais e demandas modernas, e pela própria
discussão sobre a atuação do engenheiro e o perfil deste profissional.
“A escola tradicional, centrada na execução de currículos
constituídos de disciplinas sequenciais e pedagogicamente isoladas umas das
outras, e focada principalmente no ensino por meio de aulas expositivas e
magistrais, vem sendo considerada defasada, pouco motivadora e pouco efetiva,
sofrendo pressões para readequação”, complementa.
Algumas mudanças no ensino em geral já são visíveis, como
a difusão, aceitação e os avanços do ensino multidisciplinar, integrador e mais
ligado às práticas e necessidades reais da engenharia. Novas tecnologias estão sendo
incorporadas, e observa-se o uso mais intenso do ensino a distância.
“O ITA encontra-se também em situação peculiar e muito
desafiadora, buscando expansão de sua infraestrutura física e humana, de alunos
de graduação e de pós-graduação, e de atividades, como novas áreas de ensino e
pesquisa, centros de inovação, parcerias, acordos internacionais, entre
outros”, explica o professor Adade.
Algumas iniciativas importantes já foram tomadas. Foi
realizado um estudo cujo relatório apresentou um reposicionamento estratégico
do Instituto, elaborado após ampla discussão com a comunidade interna e membros
da Comissão de Planejamento Estratégico da Reitoria, com o objetivo de auxiliar
nesta expansão. Foram realizados ainda estudos e as decorrentes alterações curriculares
dos cursos de graduação, além de negociações de acordos entre o ITA e outras
instituições, nacionais e internacionais, bem como projetos firmados com a
Capes e a Finep de suporte ao projeto de expansão.
O projeto de Modernização do Ensino de Engenharia do ITA,
agora dirigido pelo atual pró-reitor de graduação, Prof. Dr. Carlos Henrique
Ribeiro, já conta com a participação mais ativa de vários professores,
norteados por alguns princípios, como:
* Buscar garantir uma sólida formação básica e geral, mas
permitir diferenciação de formação no mesmo curso, dadas as transformações
tecnológicas, especializações e heterogeneidade da demanda de atuação e de
competências do engenheiro;
* Proporcionar as bases científicas necessárias para uma
educação continuada (ou contínuo aperfeiçoamento) durante toda a vida
profissional;
* Proporcionar um ensino que desafie e estimule
continuamente o aluno, que o induza a ser proativo e comprometido no seu
próprio processo de formação, e que desenvolva a independência e a autonomia no
aprender e na solução de problemas;
* Proporcionar a educação em engenharia que mantenha e
estimule a motivação para o exercício da profissão, durante e após a formação
na graduação;
* Balancear e articular o ensino teórico, o experimental e
a prática de projetos, especialmente as relacionadas as demandas reais da
sociedade, para uma sólida formação e o desenvolvimento de conhecimentos,
competências e habilidades;
* Reconhecer como parte do currículo formal, um conjunto
de atividades extracurriculares e de extensão que contribuam com a formação
integral do aluno;
* Adotar uma pedagogia multidisciplinar e
interdisciplinar;
* Valorizar ainda mais a atividade docente do professor;
* Estimular a integração graduação e pós-graduação:
ensino-pesquisa-desenvolvimento-inovação;
* Manter a instituição como permanente espaço de
desenvolvimento do estudante e do professor;
* Adotar comprovadas práticas de ensino-aprendizado;
* Avaliar em todos os níveis e usar a avaliação como
instrumento de aperfeiçoamento.
Algumas dessas premissas já têm sido colocadas em
prática, como o caso do Laboratório de Física 1 e 2, sob responsabilidade do
professor doutor José Silvério Edmundo Germano, do Departamento de Física do
ITA. Desde que o professor assumiu os laboratórios, vem propondo aos alunos o
desenvolvimento de projetos que apresentem soluções de problemas reais com o
principal objetivo de explorar e aflorar em cada aluno o seu próprio potencial.
Esses projetos estimulam sinergia com o ensino de outras disciplinas e o envolvimento
de professores de outras áreas.
O mesmo faz a professora doutora Elizabete Yoshie
Kawachi, do Departamento de Química, por meio do desenvolvimento de projetos
continuados de cunho tecnológico. Desde 2014, o Departamento de Química (IEFQ),
assim como o de Física, tem recebido apoio de pesquisadores contratados pela
Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), via projeto FINEP/EXPANITA, para o
suporte à reformulação e a novas metodologias de ensino. Este apoio tem sido
importante para a implementação de projetos de cunho tecnológico desenvolvidos
pelos alunos do 1º ano da graduação, como parte das atividades experimentais de
laboratório de química.
Esta proposta tem o intuito de proporcionar maior
motivação dos alunos para o desenvolvimento das atividades práticas, através do
desafio de suas habilidades técnicas, motoras, intelectuais e de criatividade
para solução de problemas e para a inovação. Os projetos apresentam caráter
interdisciplinar e têm contado com o apoio de professores, pesquisadores e
laboratórios de diversas divisões não só do ITA, como também do IAE e do IEAv,
oferecendo aos alunos uma visão mais ampla das possibilidades de atuação
profissional. Engenheiros ex-alunos do ITA (como é o caso da Turma 61) também
têm contribuído com recursos para dar suporte à realização desses projetos.
A esses exemplos somam-se outros, que serão objeto de
relatos específicos.
Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
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