IEAv Realiza XVI Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento (WAI)

Olá leitor!

Segue uma nota postada ontem (03/10) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que este instituto realizou no período de 26 a 28/09 o "XVI Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv (WAI)".

Duda Falcão

IEAv Realiza XVI Workshop Anual de
Pesquisa e Desenvolvimento do IEAv (WAI)

03/10/2016

Discutir o ambiente interno de pesquisa, com foco no aprimoramento da interface entre os pesquisadores e as linhas estratégicas operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), foi um dos principais objetivos do XVI Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto de Estudos Avançados (XVI WAI), realizado no período de 26 a 28 de setembro em nosso Instituto. Para o nosso Diretor, Cel Av Roberto da Cunha Follador, o XVI WAI, que tem parceiros que estão estreitamente ligado à Missão do Instituto, que é a de “Ampliar o conhecimento científico e o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro”.

Outro objetivo do workshop foi a divulgação das atividades de pesquisa do IEAv para os seus diversos públicos. A difusão do conhecimento científico e tecnológico vem ao encontro da Visão do Instituto, que é a de “Ser reconhecido como instituição de excelência e de referência internacional em pesquisas de tecnologias avançadas no campo aeroespacial”. “Para sermos reconhecidos, temos que ser vistos, e o WAI é uma das atividades que possibilitam essa divulgação”, palavras do Diretor do IEAv.

O tema do XVI WAI - “Domínio de Tecnologias Espaciais: as contribuições do IEAv e os caminhos para uma efetiva atuação” – demonstra a preocupação da instituição em “aumentar a consciência situacional do pesquisador em relação ao ambiente aeroespacial, principalmente da Força Aérea”, segundo o Cel Follador. Nesse sentido, foram convidados para o workshop palestrantes externos que são referências da Ciência e Tecnologia de aplicação operacional da FAB. As discussões deste ano, portanto, tiveram como pano de fundo os desenvolvimentos atualmente conduzidos no IEAv na área espacial, e foram direcionadas à identificação de mecanismos e oportunidades para a atuação efetiva e definitiva do Instituto nos programas brasileiros que buscam o domínio espacial.

A cerimônia de abertura do XVI WAI contou com a presença de nove oficiais generais e a mesa Diretora foi presidida pelo Exmo Sr Diretor-Geral do DCTA, Ten Brig Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, o evento contou com a presença de vários ilustres palestrantes como o Brig Eng Ronaldo Yuan (DECEA), representantes do INPE, AEB, Fundação Conrado Wessel, Empresa Imagem e pesquisadores do IEAv, tivemos ainda uma mesa redonda com as presenças do Exmo Sr Major Brig do Ar Jordão (COMDABRA), Major Brig Eng Fernando (DCTA), Brig do Ar Bonotto (3SC EMAER), Brig Eng Yuan (DECEA), Cel Moura (6SC EMAER) e Cel Magalhães (NUCOPE-P) onde foram gerados debates de alto nível superando as expectativas da assistência, pesquisadores apresentaram alguns dos projetos estratégicos do IEAv em uma sessão de “Networking” e durante o evento (dia 26) foi realizada a primeira reunião do Conselho Estratégico do IEAv (I CONEST), composto por ex-diretores deste Instituto. “Foi uma oportunidade ímpar de conhecermos a visão de futuro de lideranças que conhecem muito bem o IEAv e que, tendo saído daqui e atuado em outras instituições, têm muito a contribuir”, afirmou o Cel Follador. A reunião teve como pauta principal a discussão sobre linhas estratégicas que possam orientar as diretrizes do Instituto.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário:  Leitor no IEAv se pesquisa varias tecnologias críticas e de vanguarda para o nosso cambaleante Programa Espacial, seja nas áreas de propulsão espacial, computação, componentes espacias diversos, novos materiais, etc... Porém como todas as instituições que compõem o esforço brasileiro na busca pela nossa independência no espaço, o IEAv também passa por dificuldades herculanas para poder cumprir sua missão. 

Comentários