Concurso de Astronomia do LNA Abre as “Portas do Universo” Para Estudantes
Olá leitor!
Segue agora uma nota postada ontem (05/10) no site do Ministério
da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), destacando que Concurso
de Astronomia do LNA abre as “Portas do Universo” para estudantes.
Duda Falcão
NOTÍCIAS
Concurso de Astronomia do LNA Abre as
“Portas do
Universo” Para Estudantes
Alunos do ensino fundamental e médio devem indicar um
objeto
astronômico para ser observado e fotografado pelo
Telescópio Soar,
no Chile. Concurso estimula o estudo da astronomia e
desperta o
interesse dos jovens pela ciência.
Por Ascom do MCTIC
Publicação: 05/10/2016 | 09:00
Última modificação: 04/10/2016 | 19:24
Crédito: LNA
Localizado nas montanhas do Chile, Telescópio Soar tem a
melhor imagem entre os equipamentos da mesma categoria.
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Estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país
têm até 15 de outubro para se inscrever no Concurso de Astronomia promovido
pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), unidade de pesquisa do
Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC). Para participar,
o estudante deve indicar um objeto astronômico para ser observado e fotografado
pelo Telescópio Soar, localizado nas montanhas do Chile. As escolas dos
estudantes vencedores receberão a visita de um pesquisador do LNA, que irá
proferir uma palestra sobre o laboratório, o Soar e o objeto astronômico
escolhido.
No ano passado, a estudante Giovanna Ramon Neto, de 14
anos, conquistou o primeiro lugar na categoria ensino fundamental ao lado do
colega Breno Casemiro. Alunos da Escola Municipal Sargento Everton Vendramel de
Castro Chagas, localizada no município de Taubaté (SP), eles indicaram uma
galáxia identificada pelo astrônomo americano Halton Arp. Como prêmio,
conheceram as instalações do LNA em Itajubá, Minas Gerais, e o Observatório
Pico dos Dias. Em 2015, foram recebidas propostas de 262 escolas do ensino
fundamental. No total, 547 inscrições foram feitas no ano passado.
"Ter tido a chance de visitar a sede do LNA e o
Observatório Pico dos Dias foi uma experiência memorável, além do que, é
realmente incrível saber que um telescópio como o Soar dedicou uma pequena
parte de seu concorrido tempo para se dedicar a uma proposta feita por nós. Eu
só posso agradecer a toda a equipe que promove esse concurso e oferece essa
magnifica oportunidade para os jovens brasileiros. Foi uma experiência
incrível, surpreendente ganhar, e o concurso nos permite adquirir novos
conhecimentos", revela a estudante que pretende se tornar astrônoma.
"Eu pretendo seguir carreira em física, com
pós-graduação em astronomia, e quem sabe, ter a oportunidade de, um dia,
trabalhar pesquisando e estudando esse magnífico, imenso e mágico universo que
nos rodeia. A ciência nos permite ultrapassar fronteiras, ela nos dá a chance
de conhecermos a nós mesmos e o meio em que vivemos, nos mostra o quanto somos
insignificantes e grandiosos ao mesmo tempo. E pensar que o que conhecemos não
compõe nem uma fração de tudo o que realmente existe, mas a ciência nos oferece
a oportunidade de querer desvendar todo esse saber oculto, e é isso o que a torna
esplendorosa", acrescenta.
Com o apoio do professor de geografia Felipe Machado dos
Santos, os dois alunos encontraram o atlas de galáxias peculiares e garimparam,
entre mais de trezentos objetos, um que pudesse compor o projeto. O escolhido
foi a "Galáxia Arp 22".
"A elaboração de nossa proposta para o concurso foi
um trabalho que se desenvolveu ao longo de dois meses. Um trabalho muito
difícil, diga-se de passagem, pois a escolha do objeto astronômico envolveu um
intenso trabalho de ‘garimpagem cósmica'", explica Santos.
Segundo ele, era preciso encontrar um objeto que tivesse
apelo visual, mas que também oferecesse o ensejo para um bom texto. "Foi
através deste esforço que tomamos conhecimento de um catálogo de galáxias muito
interessante: o Atlas de Galáxias Peculiares, produzido pelo já falecido
astrônomo americano Halton Arp. Tal catálogo passou a ser nossa fonte de
possibilidades, pois além de apresentar galáxias de formas belas e incomuns e
oferecer relevância científica, poderia proporcionar a chance de homenagear o
trabalho do cientista".
Para o professor, iniciativas como o Concurso de
Astronomia para Estudantes do LNA são de grande relevância para a divulgação e
o ensino de ciências nas escolas brasileiras. "Com certeza é um concurso
científico que deve ter sua divulgação ampliada para que mais e mais alunos e
professores se sintam encorajados em participar. Em nossa experiência adquirida
na participação do concurso, e nos desdobramentos que todo o trabalho teve,
ficou nítido o impacto para a formação de nossos dois alunos. Mais confiantes e
autodidatas, Breno e Giovana são alunos que apresentam destacado desempenho
escolar e que inspiram outros colegas pelo exemplo. Tanto é assim que neste ano
provavelmente teremos duas duplas participando do concurso do LNA", conta
Santos.
No dia 29 de setembro, como parte do prêmio, a Escola
Municipal Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas, recebeu a visita do
astrônomo do LNA, Maximiliano Faúndez Abans, que entregou a imagem da galáxia
Arp 22 produzida pelo Telescópio Soar aos alunos Giovanna e Breno.
Telescópio Soar
O Soar (Southern Astrophysical Research Telescope, em
inglês) tem abertura de 4,2 metros e foi projetado para produzir imagens de
qualidade melhor que as de qualquer outro observatório do mundo em sua
categoria. Situado em Cerro Pachón, uma montanha dos Andes Chilenos com
altitude de 2.700 metros acima do nível do mar, o equipamento foi financiado
por um consórcio entre o Brasil (representado pelo MCTIC), o Observatório
Nacional de Astronomia Óptica (NOAO, na sigla em inglês), a Universidade da
Carolina do Norte (UNC, na sigla em inglês) e a Universidade Estadual de
Michigan (MSU, na sigla em inglês).
O Brasil é o parceiro majoritário, com direito a 31% do
tempo de observação. O LNA é o escritório brasileiro do Soar, sendo responsável
pelo gerenciamento do acesso dos astrônomos nacionais ao equipamento e pelas
operações científicas do tempo brasileiro.
Acesse o regulamento do Concurso de Astronomia para
Estudantes 2016.
Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação
e Comunicações (MCTIC)
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