IEAv Tem Trabalhos Publicados no CONEM

Olá leitor!

Segue uma nota postada hoje (01/09) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto teve trabalhos publicados no “IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (IX CONEM)”.

Duda Falcão

IEAv Tem Trabalhos Publicados no CONEM

01/09/2016

Foi realizado em Fortaleza – CE, entre os dias 21 e 25 de agosto de 2016, o IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica – CONEM. Este congresso é realizado a cada 2 anos pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM, e tem como público alvo estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da indústria nacional. Seu objetivo é difundir, no âmbito nacional, os avanços mais recentes nas diversas áreas de concentração das Ciências Mecânicas no Brasil.

A edição 2016 do CONEM contou com a participação de 15 integrantes do grupo de pesquisa Propulsão Hipersônica 14-X (PROPHIPER) do IEAv. Com autoria e coautoria de pesquisadores do IEAv e colaboradores, dentre os quais 11 alunos da PG-CTE, foram aceitos e publicados 14 trabalhos referentes aos últimos estudos conduzidos neste Projeto, somando cerca de 30% dos trabalhos apresentados na área temática Engenharia Aeroespacial do CONEM.

A participação de pesquisadores e estudantes envolvidos no Projeto PROPHIPER em encontros científicos como o CONEM é relevante por diversos motivos.

Aos alunos, o evento permite participação efetiva e dinâmica no cenário científico nacional, com a exposição dos seus resultados e o seu contato com metodologias, interpretações e questionamentos distintos provenientes da comunidade científica.

Ao corpo técnico do IEAv, este tipo de encontro possibilita o estabelecimento e a consolidação de redes de colaboração, contribuindo para expandir as fronteiras e contornar os limites do Instituto. Além disso, permite o contato destes pesquisadores com o estado da arte das mais diversas áreas do conhecimento, prática muito benéfica para a pesquisa e o desenvolvimento conduzidos por eles.

Finalmente, para o Projeto no qual participam todos esses servidores e alunos, a exposição de trabalhos em eventos como o CONEM oferece visibilidade e possibilita o interesse e a participação de profissionais com especialidades diversas em etapas futuras do Projeto, representando, portanto, uma importante ferramenta de prospecção tecnológica e profissional voltada aos interesses do Projeto e, por conseqüência, da Força Aérea Brasileira.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários