IAE Realiza Ensaios de Aceleração do Sensor Mecânico Acelerométrico – SMA

Olá leitor!

Segue abaixo agora a nota postada hoje (24/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que este instituto realizou recentemente  ensaios de aceleração do “Sensor Mecânico Acelerométrico (SMA)”, projeto este que teve início a partir de uma recomendação do Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Duda Falcão

IAE Realiza Ensaios de Aceleração do
Sensor Mecânico Acelerométrico – SMA

Publicado: 24 Agosto 2016
Última atualização em 24 Agosto 2016


O Projeto Sensor Mecânico Acelerométrico – SMA teve início a partir de uma recomendação da DLR (Deutshes Zentrum für Luft – Agencia Espacial Alemã) para que o IAE desenvolvesse um dispositivo de segurança capaz de impedir a ignição intempestiva do segundo estágio do foguete VSB-30 quando pronto para o lançamento.

Dessa forma, possui como principal cliente o VSB-30 e está sendo desenvolvido através de uma parceria entre as divisões de Sistemas de Defesa – ASD e de Gerenciamento de Projetos Espaciais – AGE por meio de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq.

Sendo assim, o SMA tem como finalidade impedir a ordem de ignição do motor do segundo estágio de veículos espaciais através da isolação elétrica entre iniciador pirotécnico e fonte de alimentação da rede elétrica. Seu funcionamento permite que tal ordem de ignição somente seja viabilizada por meio da aceleração imposta pelo próprio veículo, em decorrência de seu lançamento, garantindo a segurança, na fase de pré-lançamento, em caso de falha do sistema de alimentação ou de desconexão do umbilical do segundo estágio.

O projeto está passando por processo de certificação junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI e já passou pelo programa de ensaios estabelecido para qualificação. Para finalizar, foram realizados ensaios de aceleração aos níveis de qualificação e aceitação para verificação e comprovação de requisitos no Laboratório de Aceleração da Subdivisão de Ensaios da ASD. Os ensaios foram acompanhados pelo Diretor-Geral do DCTA, Ten Brig Ar EGITO, pelo Vice-diretor do DCTA, Maj Brig Eng FERNANDO, pelo Diretor do IAE, Brig Eng OTERO e demais Oficiais Superiores.

O SMA ainda será submetido a Ensaio de Aceitação em Voo na Operação Rio Verde prevista para outubro de 2016, onde dois modelos experimentais serão embarcados no VSB-30 Micro-G. O projeto tem previsão para conclusão em dezembro de 2016.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo. Quando observamos algo assim dentro do IAE, uma luz de esperança se acende. Espero que as previsões aqui feitas nesta nota do instituto sejam compridas, para que assim o projeto deste sensor seja realmente concluído dentro do prazo.

Comentários