Equipe do Projeto Júpiter da EPUSP Realiza os Últimos Testes para o IREC 2016

Olá leitor!

As equipes brasileiras que irão participar da 11ª edição do “Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC 2016)”, já estão em processo final de preparação visando o embarque para os EUA, onde de 15 a 18/06 (tendo o dia 19 reservado como ‘backup day’) participarão ao lado de equipes do CanadáColômbiaEgitoEUAÍndia, Polônia e Turquia, desta importante competição internacional universitária de foguetes.

Diante disto a equipe do “Projeto Júpiter” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), realizou recentemente os testes finais do motor de ‘Classe L’, o "Lazarus", motor este que será usado nesta competição pelo “Foguete NABO-1” desenvolvido pela equipe.

Veja abaixo um vídeo enviado pela equipe para a competição onde é mostrado o teste estático do motor com carga máxima de propelente, tendo como objetivo determinar a força durante a queima e o seu impulso. Visando garantir a segurança (em caso de explosão), o teste foi realizado em uma área rural com o motor enterrado e tampado com uma placa de aço chumbada ao solo. Em seguida no vídeo é mostrado o teste de pressurização hidrostática do motor, realizado no laboratório LMO da Poli USP, visando à avaliação da pressão de câmera admissível.


A equipe do “Projeto Júpiter” é patrocinada pelo “Fundo Patrimonial Amigos da Poli”, e conta também com o apoio da Diretoria da EPUSP e do Departamento de Engenharia Mecânica (PME) desta universidade.

Vale lembrar também que esta equipe da EPUSP estará participando desta competição internacional de foguetes pela segunda vez, já que participou da competição do ano passado.

Duda Falcão

Poster resumido do projeto da equipe da EPUSP.
O gráfico resultante do ensaio estático, impulso total: 4643 Ns.
O que havia abaixo da placa de aço chumbada ao solo.

Comentários

  1. O grupo CEFAB, parabeniza este projeto campeão. Avante Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Duda, pelo apoio e atenção de sempre estar acompanhando nossas atividades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Não é necessário agradecer jovem amigo. Estamos aqui para isso, mas obrigado assim mesmo. Sucesso na competição.

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Duda, muitas coisas acontecendo nesses últimos dias, finalmente nosso crowdfunding foi aprovado, teria como você ajudar a a divulgar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Feito, boa sorte para vocês.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário