Foguete VS-30/Orion é Lançado da Austrália

Olá leitor!

Foi anunciado sem detalhes em alguns sites internacionais de que foi realizado no dia 18/05 o lançamento do foguete brasileiro VS-30/Orion da “Operação HIFIRE-5B” da Base de Woomera, na Austrália.

Não há maiores informações ainda sobre esta operação de lançamento e sobre o seu resultado, mas vale lembrar que esta operação foi programada devido à falha apresentada no motor-foguete "Improved Orion" do segundo estágio do VS-30/Orion durante a “Operação HIFIRE-5A”, ocorrida na Base de Andoya, na Noruega, em abril de 2012.

Lançamento do VS-30/Orion da Operação HIFIRE-5B.

Segundo consta devido à falha do foguete brasileiro/americano até se pensou utilizar um foguete Terrier Mk 70/Lynx nesta missão, mas ao final ficou decidido por utilizar novamente o VS-30/Orion.

Outra coisa a lembrar é que está é a primeira vez que um foguete brasileiro é lançado do território Australiano e vamos ficar na torcida que tudo tenha ocorrido como planejado.

Aproveitamos para agradecer ao leitor Stone Vox pelo envio desta informação e ficaremos no aguardo por maiores esclarecimentos.

Duda Falcão

Comentários

  1. O grupo CEFAB, se orgulha do sucesso do nosso brasileirinho, " ARRETADO", Foguete VS-30 ORION, ícone principal da operação HIFIRE-5B, lançado da base de Woomera, na Austrália. Acredite todos! possa ser que esteja difícil as constantes operações de lançamentos em Alcântara, desse foguete fantástico, mais uma coisa é certa!eles estão representando muito bem, o nosso país lá fora. AVANTE IAE! AVANTE BRASIL! AVANTE NOSSOS FOGUETES MARAVILHOSOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Porque está sendo difícil as operações de lançamento em Alcântara ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto Samoraes!

      Existem varias razões para que isto esteja ocorrendo, mas todas equacionáveis se houvesse compromisso do governo para com o nosso Programa Espacial, o que não há. No entanto, neste caso especifico, o foguete VS-30/Orion foi lançado da Austrália para atender a uma missão especificamente estrangeira, tá ok Roberto?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. os Lançamento em Alcântara , estão mais focados em Lançamentos de Foguetes de Treinamentos Básico e Intermediários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário