Equipe da EPUSP Também Participará do IREC 2016

Olá leitor!

No dia de ontem (31/03) postamos aqui para você a informação de que a equipe “ITA ROCKET DESIGN” do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e uma equipe do Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exercito Brasileiro, irão representar o país na 11ᵊ edição da conceituada competição internacional universitária de foguetes “Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC 2016)”, a se realizar de 15 a 18/06 nos EUA.

Acontece que pouco depois fomos contatados pelo jovem estudante Rafael Nass, este ligado a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), nos informando que uma outra equipe denominada de “Projeto Júpiter”, agora independente da “PET-Mecânica” (apesar de ainda não está inscrita nesta competição) irá também participar da edição do IREC deste ano.

Equipe da EPUSP - Projeto Júpiter.

Segundo o jovem Rafael a separação da PET-Mecânica acarretou alguns problemas de falta de espaço e de verba, e por conta disso a equipe ainda não realizou a sua inscrição na competição, mas este problema será equacionado em breve e a equipe irá novamente representar o Brasil juntamente com as equipes do ITA e do IME.

“Nossas metas esse ano são conseguir um lançamento e recuperação exemplares e apresentar um novo conceito de estrutura, mas que por enquanto queremos deixá-la secreta”, completou o jovem estudante da Poli.

Vale lembrar que na edição do ano passado uma equipe da EPUSP ligada a “PET Mecânica” participou da competição com um foguete denominado de “JUPITER 1”, mas teve uma passagem modesta no evento, quando o seu foguete chegou a ser lançado com sucesso, porém apresentou problemas com o sistema de para-quedas, e acabou chocando-se contra o solo. Entretanto, aquela equipe da EPUSP entrou para história do evento tornando-se a segunda equipe universitária brasileira a participar da competição.

Certamente o esforço dos jovens desta Escola Paulista é de se admirar e deveria servir como exemplo para outras universidades como a UnB, UFABC, UFMG entre outras, já que cada vez mais precisamos melhorar a preparação desses jovens (especialmente na área de foguetes) estabelecendo desafios cada vez maiores.

Para maiores informações sobre as atividades desta equipe da EPUSP sugiro ao leitor que acompanhe estas atividades pela página oficial da equipe no FACEBOOK através do link https://www.facebook.com/Projeto-Jupiter-1594993264048326/?ref=bookmarks

Duda Falcão

Comentários

Postar um comentário