Reuniões Esclarecem Dúvidas Técnicas do Programa PIPE/PAPPE de Aplicações Espaciais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que reuniões no INPE esclareceram dúvidas técnicas do Programa PIPE/PAPPE de aplicações espaciais.

Duda Falcão

Reuniões Esclarecem Dúvidas Técnicas do
Programa PIPE/PAPPE de Aplicações Espaciais

Terça-feira, 22 de Março de 2016

As empresas interessadas em participar da Seleção Pública de Subvenção Econômica à Pesquisa para Inovação – Programa PIPE/PAPPE voltada para a área de aplicações espaciais puderam esclarecer dúvidas técnicas sobre o edital, em reuniões realizadas dias 15 e 16 de março, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Os recursos alocados para financiamento de projetos dessa chamada são da ordem de R$ 25 milhões, sendo 50% com recursos da FINEP e 50% com recursos da FAPESP. Essa Fase 3 do Programa PIPE visa ao desenvolvimento industrial e a comercialização pioneira. O apoio tem duração de 24 meses e o valor máximo previsto para cada um dos 16 desafios tecnológicos deste edital é de até R$ 1,5 milhão. O investimento é não reembolsável.

Os principais temas do PIPE/PAPPE Subvenção são: instrumentos embarcados da missão EQUARS; eletrônica e óptica espacial; propulsão; transponder digital e antena; suprimento de energia; integração de sistemas; controle de atitude e órbita.

As empresas deverão demonstrar contrapartida economicamente mensurável em itens de despesas relacionados à capacitação exigida para realizar as atividades de pesquisa e desenvolvimento, os quais devem ser descritos no projeto de cada desafio tecnológico. As propostas submetidas serão enquadradas e deverão seguir as normas do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP.

O Programa PIPE/PAPPE tem como objetivo apoiar, por meio de subvenção econômica do MCTI/Finep/FNDCT e de recursos orçamentários da FAPESP, o desenvolvimento por empresas paulistas de produtos, processos e serviços inovadores, visando ao fortalecimento, à qualificação e à manufatura avançada das cadeias produtivas da indústria aeroespacial e de defesa do Estado de São Paulo.

Como resultado da chamada para o desenvolvimento de tecnologias e produtos para aplicações espaciais, a FAPESP e a FINEP esperam proporcionar às empresas participantes a criação de novas tecnologias e novos conhecimentos com aplicações e objetivos práticos; contribuição para formar recursos humanos qualificados nas áreas dos desafios tecnológicos; possibilidade de assegurar ao produto viabilidade técnica para produção em escala; melhorias na qualidade do produto; garantia de adequação do produto a normas, certificações técnicas e comprovações de desempenho.

O prazo para entrega de propostas encerra em 4 de abril de 2016. A seleção pública está disponível em: www.fapesp.br/9961.

Reunião com representantes de empresas interessadas no edital.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários