Equipe da USP Busca Apoio para Competição Internacional de Balões

Olá leitor!

O Grupo Zenith da USP (já mencionado aqui no Blog), grupo que esta relacionado com o trabalho do Eng. Lucas Fonseca (brasileiro que integrou a equipe da Missão Espacial Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) e um dos fundadores da startup brasileira “Airvantis”), que tem como um de seus objetivos (a longo prazo) lançar uma sonda lunar baseada numa plataforma cubesat, participará em abril de um evento mundial denominado Global Space Balloon Challenge (GSBC).

Trata-se de uma competição de lançamentos de Balões por parte de equipes de todo o mundo tendo como objetivo apresentar um meio barato de aproximar qualquer cidadão comum da exploração espacial.

O Grupo Zenith pretende participar desta competição lançando uma carga científica do Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNLS), ou seja, na verdade um pequeno experimento para avaliar a sobrevivência de bactérias nas duras condições da estratosfera terrestre.

Porém leitor o grupo desta universidade paulista está correndo contra o tempo, já que como de costume nesta Republica das Bananas, estão precisando de apoio para a compra do paraquedas, do hélio e evidentemente o dinheiro necessário que possibilite esses jovens cumprir a sua missão espacial, e olha que é um projeto que tem o envolvimento do LNLS e da USP.

Sinceramente espero como cidadão brasileiro que esta nota venha sensibilizar alguma indústria paulista ou mesmo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) que, como sabemos, apoia a Equipe de Foguetes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na competição “Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC)”, competição universitária que ocorre uma vez por ano nos EUA.

Segue abaixo a pagina da equipe no Facebook:


E a página da startup Airvantis também no Facebook:


Seguem também abaixo os links do Facebook e do site da competição GSBC:



Duda Falcão

Comentários