Engenheiros Iniciam Testes de Alinhamento da Antena de Comando do SGDC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (21/01) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que os Engenheiros já iniciaram os testes de alinhamento da antena de comando do Satélite SGDC.

Duda Falcão

ESPAÇO

Engenheiros Iniciam Testes de Alinhamento
da Antena de Comando do SGDC

Equipamento será responsável por enviar comandos ao satélite brasileiro em órbita

Fonte: Agência Força Aérea
Publicado: 21/01/2016 09:00h

Fotos: Agência Força Aérea/Cabo Feitosa e NUCOPE-P

Iniciaram nesta terça-feira (19), os testes de alinhamento dos cerca de 40 painéis da antena de comando do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGCD). O equipamento instalado em Brasília (DF), dentro da área do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), teve a fase de montagem encerrada na semana passada (12/01).

Os testes, que devem durar duas semanas, são realizados pelos engenheiros da fabricante, Thales Alenia Space, e também envolvem estudo de fotogrametria. As imagens são registradas à noite e posteriormente verificadas em software. Os resultados são usados para avaliar o alinhamento da antena para futuramente captar o sinal do satélite. Todo o processo é acompanhado por profissionais do Ministério da Defesa, da Telebras e da Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture composta pela Embraer (51%) e Telebras (49%).

De acordo com a Telebras, a fase de montagem, além de muito importante dentro do processo de instalação da Estação de Controle do SGDC, é um trabalho muito delicado e difícil de ser implementado por se tratar de uma antena de alto desempenho. A instalação necessita ser bem sucedida uma vez que os requisitos técnicos de apontamento são bastante rígidos.

A antena tem 18 metros de altura, 13 metros de diâmetro e pesa 42 toneladas será usada para controlar o SGDC. O satélite, que será lançado ainda este ano, ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo o território brasileiro e o oceano Atlântico. Uma segunda antena auxiliar no comando do satélite será montada no centro de operações secundário, localizado no Rio de Janeiro.

O terceiro estágio do projeto satélite envolve as plataformas de comunicação e estações de acesso (gateways), de interligação do sistema. Ao todo, serão cinco estações: em Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e Campo Grande. Todas as obras de solo do SGDC serão erguidas em áreas militares. As instalações dessas estações deverão ser concluídas no segundo semestre de 2016.

Neste mês, o SGDC está em fase de testes na cidade de Cannes, na França. Em dezembro passado, os módulos de comunicação e serviço foram integrados. Cerca de 30 brasileiros, entre militares e civis de diversas instituições envolvidas no projeto, acompanham o processo, que envolve transferência de tecnologia. A partir de março, os profissionais que vão operar o satélite terão os treinamentos finais no centro de operações em Brasília.

SGDC - O satélite vai operar nas chamadas banda X e Ka. Em relação à primeira, trata-se de uma faixa de frequência destinada exclusivamente ao uso militar, correspondendo a 25% da capacidade total do satélite. A banda Ka terá capacidade de 54 Gbit/s será usada para ampliar a oferta de banda larga pela Telebras. O satélite pesa 5,8 toneladas e vai garantir conexão banda larga nos municípios mais distantes do País. Ele irá reforçar a rede terrestre da Telebras, atualmente com 28 mil km de extensão, presente em todas as regiões brasileiras.

O projeto é uma parceria entre os ministérios da Defesa (MD), das Comunicações (MC) e da Ciência e Tecnologia (MCTI) e envolve investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão.

Refletor da antena foi içado na última semana.
Antena vai enviar comandos ao SGDC.
Alvos das placas refletem luz durante estudos.
Estudo de fotogrametria é realizado à noite.
Testes de alinhamento das placas da antena.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários