Competição de Astronomia e Astronáutica Começa no Final de Semana

Olá leitor!

Segue abaixo uma boa notícia postada hoje (23/09) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), informando que Competição Internacional de Astronomia e Astronáutica começa no final de semana no Rio de Janeiro (RJ).

Duda Falcão

Competição de Astronomia e Astronáutica
Começa no Final de Semana

Mast


Brasília, 23 de setembro de 2015 – Delegações de oito países do Continente participam da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que mais uma vez se realiza no Brasil. Esta 7ª edição do evento ocorre do próximo domingo (27) a 4 de outubro, no Rio de Janeiro. A coordenação do certame é do pesquisador Eugênio Reis Neto, coordenado de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

A abertura da competição é na segunda-feira (28) no Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, mesmo local que recebe a prova de planetário. Em seguida, as equipes viajam para Barra do Piraí (RJ), onde se realizam as provas individuais, em grupo, observação do céu e a oficina de lançadeiras e foguetes.

Nesta edição a equipe brasileira é composta por Ana Paula Lopes Schuch, de Porto Alegre (RS), Renner Leite Lucena, de Fortaleza (CE), Gustavo Guedes Faria, de São José dos Campos (SP), Leonardo Henrique Martins Florentino e Víctor Gomes Pires, ambos de São Paulo. O time é liderado pelo astrônomo Júlio César Klafke, da Universidade Paulista (UNIP).

Eles participaram de treinamentos intensivos para aprender a operar telescópios e a construir foguetes e bases de lançamento. As aulas práticas foram feitas com a equipe que disputou a 9ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA, na sigla em inglês), no Observatório Abrahão de Moraes, em Valinhos (SP), e no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brazópolis (MG).


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários