Terra Passará Por Órbita de Cometa e Tem Chuva de Meteoros

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (11/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que a Terra passará por órbita de cometa e tem Chuva de Meteoros.

Duda Falcão

Terra Passa Por Órbita de Cometa
e Tem Chuva de Meteoros

NASA

Foto: Divulgação/NASA
A chuva de meteoros tem seu auge nesta quarta e quinta-feira.

Brasília, 11 de agosto de 2015 – Nesta quarta (12) e quinta-feira (13) a Terra passa pela órbita do cometa Swift-Tuttle quando ocorrerá o momento mais intenso do ano da chuva de meteoros das Perseidas. O brilho que será visto no céu são os rastros deixados pelas partículas ejetadas pelo cometa queimando no atrito com a atmosfera.

A chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu com mais intensidade nas regiões Norte e Nordeste do país devido à trajetória do Swift-Tuttle. No entanto, para quem mora em grandes centros urbanos, será difícil enxergar o fenômeno. A poluição e forte iluminação nesses locais dificulta a visão dos rastros.

Os astrônomos informam não haver nenhum risco para o planeta, pois as partículas são extremamente pequenas e se dissolvem antes de colidir com o chão. No máximo podem ocorrer algum problema com satélite, mas essa possibilidade também é apontada como remota.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários