SP Pesquisa Apresenta 2ª Parte do Programa Em Busca da Energia Escura

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (28/08) no site da “Agência FAPESP” destacando que o Programa SP Pesquisa apresenta 2ª Parte do programa “Em busca da Energia Escura”.

Duda Falcão

Notícias

SP Pesquisa Apresenta 2ª Parte do
Programa Em Busca da Energia Escura

28 de agosto de 2015

(Imagem: SP Pesquisa)
Reportagem explica o funcionamento do telescópio
T-250 e imagens captadas pelo J-PAS.

Agência FAPESP – O programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (29/08) e pela Univesp TV no domingo (30/08), traz a segunda parte da reportagem Em busca da energia escura. A primeira parte foi exibida em 22 de agosto.

O programa apresenta projeto que reúne pesquisadores do Brasil e da Espanha com o objetivo de estudar a energia escura no Universo. Do lado brasileiro, o projeto tem o apoio da FAPESP no âmbito do Programa Equipamentos Multiusuários e de Projeto Temático.

Na segunda parte da reportagem o SP Pesquisa explica o funcionamento do telescópio principal, o T-250, e o princípio de obtenção de imagens e análise de dados do telescópio J-PAS (Javalambre – Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey), instalado na cidade de Teruel, na Espanha.

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A Univesp TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.

A página com os programas no canal Univesp TV pode ser acessada também pelo site da FAPESP.


Fonte: Site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Comentários