Militares Participam de Palestra Sobre Sensoriamento Remoto na AEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada ontem (28/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que alunos do Curso de Especialização em Fotogrametria e Sensoriamento Remoto do Exército Brasileiro, participam na quinta-feira (27/08) de Palestra Sobre Sensoriamento Remoto na Agência.

Duda Falcão

Militares Participam de Palestra
Sobre Sensoriamento Remoto na AEB

Coordenação de Comunicação Social

Fotos: Valdivino Jr/AEB
O diretor Carlos Gurgel falou sobre satélites e suas aplicações.

Brasília, 28 de agosto de 2015 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) promoveu na quinta-feira (27), em sua sede em Brasília (DF), uma palestra sobre as aplicações e tecnologias em sensoriamento remoto desenvolvidas no país. O evento foi destinado aos alunos do curso de Especialização em Fotogrametria e Sensoriamento Remoto do Exército Brasileiro, que visitaram a instituição.

O curso é oferecido anualmente pelo Centro de Imagens e Informações Geográficas do Exército e objetiva habilitar subtenentes e sargentos a manipular e processar dados geoespaciais, atividades desenvolvidas em estações fotogramétricas digitais e softwares de processamento digital de imagens.

O diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Gurgel, falou sobre satélites e suas aplicações, a importância da primeira missão do nanossatélite SERPENS, enviado a Estação Espacial Internacional (ISS), no último dia (24), além de apresentar o projeto do Centro Vocacional Tecnológico (CVT Espacial), voltado para atividades tecnológicas e educacionais, em fase de implementação no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), entre outras atividades realizadas pela AEB.

O papel do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), os programas de veículos lançadores de satélites e sítios de lançamento foram apresentados pelo coordenador de Comercialização de Centro de Lançamento, Ricardo Douglas.

Na oportunidade, os militares conheceram as instalações da AEB, a sala de atividades para o desenvolvimento de projetos dos engenheiros e bolsistas da Agência envolvidos na construção do SERPENS e a maquete do projeto do CVT Espacial.

Os militares também visitaram as instalações da AEB.
O coordenador Ricardo Douglas com os alunos
do Exército na entrada da AEB.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários