INPE e FUNCATE Apresentam Produtos de Geotecnologia no ICC 2015

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto e a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) apresentam produtos de Geotecnologia no ICC 2015.

Duda Falcão

INPE e FUNCATE Apresentam Produtos
de Geotecnologia no ICC 2015

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015

Os projetos, serviços e produtos de Geotecnologia desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) estão sendo apresentados no stand das duas instituições na ICC 2015 – 27th International Cartographic Conference, que acontece até o dia 28 de agosto no Rio de Janeiro (RJ).

O ICC 2015, organizado pela ICA (International Cartographic Association) e pela SBC (Sociedade Brasileira de Cartografia) reúne empresas públicas e privadas, especialistas, pesquisadores e estudantes das áreas de cartografia, geotecnologia e geoinformação.

No stand INPE/FUNCATE, os visitantes podem conhecer o projeto “Construindo mapas municipais a partir do espaço”, desenvolvido pelo Centro Regional do Nordeste do INPE. A iniciativa, realizada em parceria com escolas públicas e prefeituras municipais, tem como objetivos ampliar o conhecimento sobre o bioma Caatinga; encontrar soluções para os problemas do meio ambiente; aproximar o conhecimento científico do Ensino Fundamental, e ampliar a disponibilidade de mapas básicos com o propósito de oferecer alternativas para regiões que sofrem com escassez de água, baixo investimento em educação, saúde e infraestrutura.

A partir de imagens de satélites, foram elaborados mapas municipais de sete estados do nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). Os mapas foram distribuídos em escolas estaduais e prefeituras de 46 municípios. A meta é estender o projeto para os 1.130 municípios que integram o Semiárido brasileiro. Além de uma carta imagem da zona urbana do município, o projeto gera uma carta imagem rural, mostrando o município em sua totalidade; um mapa de uso e ocupação do solo, mostrando o estado atual do bioma Caatinga; um mapa de ruas (produzido por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental), e um mapa rodoviário e hidrográfico (estradas pavimentadas ou não, rios, riachos, reservatórios de água e curvas de nível do GDEM (Modelo Digital Global de Elevação, na sigla em inglês).

Uma apresentação da Coordenação Geral de Observação da Terra do INPE apresenta as atividades na área de sensoriamento remoto, que incluem o desenvolvimento de softwares livres para processamento de imagens digitais e visualização de dados geográficos.

A FUNCATE apresenta suas atividades de geoprocessamento e meio ambiente, desenvolvimento de soluções e capacitação, utilizando a tecnologia desenvolvida pelo INPE. Destacam-se os trabalhos de levantamento e monitoramento de uso e cobertura da terra; mapas de Aptidão Agrícola; Zoneamento Ecológico Econômico; cadastros rurais e urbanos; mosaicos contínuos de imagens, bases cartográficas digitais e Plantas Genéricas de Valores.

Stand INPE-FUNCATE no ICC 2015.
Mapa de uso e ocupação do solo do município de Ipueira – RN.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários