Diretor da AEB Responde Questionamentos do BLOG

Olá leitor!

Em resposta aos questionamentos feitos pelo BLOG na nota postada ontem (27/08), que informou a participação em janeiro de 2016 do projeto educativo “CVT Espacial” da Agência Espacial Brasileira (AEB) no evento do "AIAA - American Institute of Aeronautics and Astronautics" (veja aqui), o Diretor da Área de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, o Sr. Carlos Alberto Gurgel Veras, enviou esta manhã um e-mail que transcrevo na íntegra abaixo para você.

Bom dia Duda.

Gostaria de fazer alguns comentários relevantes sobre o CVT-Espacial.

A ideia do CVT nasceu de uma visita nossa ao CLA. O projeto foi idealizado para ser instalado no CLA e depois em outras unidades da federação, com a devida vocação espacial.

Contudo, sendo  um projeto piloto, e considerando as condições de acesso e algumas "sensibilidades"  em Alcântara decidimos. estrategicamente, implementar o primeiro CVT no CLBI. Ao longo da fase de comissionamento do mesmo (2016) convidaremos profissionais, políticos, representantes dos governos locais e da sociedade civil para compreender melhor o projeto e definirmos as bases para a instalação do CVT-Espacial em Alcântara.

Quanto ao projeto, todos os recursos estão alocados e as obras de adequação do espaço serão realizadas em breve. Todos os hangares, por exemplo, já foram entregues no CLBI. Assim que a área for preparada iniciaremos as montagens. Os espaços interiores já estão em licitação bem como todos os meios necessários para o CVT-Espacial operar. A 8666 nos força a licitar tudo e são incontáveis processos... você sabe....

Já temos aqui na AEB vários sistema do CVT e estamos trabalhando para inaugurar este ano e iniciar as atividades já no início do próximo ano.

O MEC e MCTI são parceiros do projeto, já realizamos várias reuniões conjuntas. Contudo, decidimos que na fase de implantação as instituições envolvidas diretamente seriam a AEB e o CLBI. No próximo ano, com o CVT operacional, serão melhor definidas as participações de outras instituições. Certamente o MEC e MCTI estarão envolvidos no projeto.

Obrigado

Carlos Alberto Gurgel Veras
Diretor da Área de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB”

Bom está ai os esclarecimentos do diretor da AEB, ao qual aproveitamos para agradecer o contato e a atenção dispensada ao Blog BRAZILIAN SPACE, e agora é com você leitor.

Duda Falcão 

Comentários