AAB Lança Prêmio Paulo Moraes Jr.

Olá leitor!

Informo que a Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) criou o Prêmio Paulo Moraes Jr. em reconhecimento a carreira deste grande cientista e pesquisador brasileiro do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pernambucano de nascimento que, infelizmente nos deixou precocemente em julho do ano passado.

Segundo o que fui informado o Prêmio Paulo Moraes Jr. será concedido para pessoas que tenham se destacado no Setor Aeroespacial no Brasil, sendo que o primeiro prêmio está previsto para ser entregue ao premiado durante a realização da Assembleia Geral da Associação prevista para acontecer em 17 de setembro próximo, mas ainda se espera uma confirmação da presença no evento por parte do premiado escolhido (não posso ainda divulgar o nome) e do filho do Dr. Paulo Moares Jr, que se espera seja o responsável pela entrega do Prémio.

Como associado da AAB e como brasileiro amante do PEB parabenizo a diretoria desta instituição pela iniciativa de criar este importante Premio em reconhecimento a um dos maiores cientistas que já passou pelo PEB, sendo responsável por exemplo pela idealização de projetos importantes como o Projeto SARA e o Projeto CRUZEIRO DO SUL de veículos lançadores, mas que infelizmente teve sua visão e iniciativa boicotada por uma classe política estúpida e irresponsável e por gente que não tinha o menor compromisso ou que não enxergava um palmo diante do nariz, mas detinha o poder de decisão em mãos. Uma pena mesmo. Abaixo segue uma pequena descrição da carreira do Dr. Paulo Moares Jr.

Dr. Paulo Moraes Jr.
Dr. Paulo Moares Jr.: Graduado em Engenharia Aeronáutica pelo Technische Universitaet Berlin (1978) e Doutorado em Engenharia Aeronáutica pelo Technische Universitaet Berlin (1982), e Tecnologista Sênior no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), atuava na área da Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Aerodinâmica de Veículos Espaciais e Sistemas Espaciais. Coordenou o Programa de Veículos Lançadores CRUZEIRO DO SUL e o desenvolvimento da Plataforma Orbital Recuperável SARA. Desenvolveu atividades em assuntos relacionados á: aerotermodinâmica de reentrada atmosférica, recuperação de cápsulas espaciais, acoplamento de veículos espaciais, sistemas ativos de proteção térmica, e engenharia de sistemas de veículos lançadores de satélites. Poe duas gestões consecutiva foi presidente da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) e pouco antes de falecer estava próximo de sua aposentadoria do IAE, quando então pretendia criar uma empresa espacial para explorar as possibilidades que poderiam ser abertas pelo desdobramento do Projeto SARA criado por ele.

Duda Falcão

Comentários