Alunos de Engenharia Aeroespacial da UnB Lançam Foguete Com Apoio da Empresa Junior Zenit Aerospace

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (06/07) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que Alunos de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB) lançaram no sábado (04/07) foguete com apoio financeiro da empresa júnior Zenit Aerospace.

Duda Falcão

Alunos de Engenharia Aeroespacial
da UnB Lançam Foguete

UnB

Foto : Raphaele Caixete/Divulgação
Alunos no preparo do lançamento do Hermes.

Brasília, 06 de julho de 2015 – Um grupo formado por três alunos do curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB) lançou no sábado (4), em uma fazenda de Alto Paraíso (GO), a 221 quilômetros de Brasília, o protótipo de um foguete construído com apoio financeiro da empresa júnior Zenit Aerospace, formada exclusivamente por alunos de Engenharia da UnB.

Batizado de Hermes, o foguete foi construído com impressão 3D e partes de PVC, com 1,40 m de comprimento. Com o paraquedas que leva internamente, o foguete pesa em torno de 7 kg. Seu custo final ficou próximo de R$ 2 mil.

A expectativa é que o foguete atingisse 700 metros de altitude e fosse recuperado com o auxílio de paraquedas, segundo o estudante Nivaldo Lopo, do 7º semestre do curso. Apesar do paraquedas não ter funcionado como o programado, o lançamento foi considerado um sucesso. “Vamos ver o que pode ser melhorado. Queremos agora fazer um foguete de escala maior e que alcance dois quilômetros de altitude.”

O protótipo, cujo motor foi recuperado sem avarias, foi construído em um mês pelos estudantes Igor Seiiti Kinoshita e Luan Henrique Oliveira, do 7º e do 8º semestres de Engenharia Aeroespacial, respectivamente, com auxílio logístico da UnB.

O curso de Engenharia Aeroespacial passou a ser ofertado pela UnB em 2012, no campus do Gama.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo, parabéns aos alunos da UnB e a empresa júnior Zenit Aerospace por esta iniciativa. Estaremos na torcida para que atividades como esta sejam cada vez mais frequentes dentro da UnB e que o Hybrid Rocket Team desta universidade dê logo sinal de vida. Aproveitamos para agradecer ao leitor Márcio Akira Harada pelo envio desta notícia.

Comentários

  1. Segue link com o vídeo do lançamento do foguete: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/07/grupo-da-unb-lanca-foguete-de-pvc-e-pecas-em-3d-500-metros-de-altura.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário