CLA Inicia Curso Voltado Para Atividades Operacionais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (22/04) no site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) destacando que o centro inicia curso voltado para Atividades Operacionais.

Duda Falcão

CLA Inicia Curso Voltado Para
Atividades Operacionais

Quarta, 22 de Abril de 2015 - 16h06
Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015 - 14h54


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciou nesta quarta-feira (22/4) o Curso de Preparação para Operações de Lançamento (CPOL). O objetivo do curso é capacitar servidores civis e militares do CLA para atuarem nas atividades operacionais de preparação, lançamento e rastreio de engenhos espaciais e cargas úteis. As aulas ocorrem até o próximo dia cinco de maio.

Dividido em dois módulos, um teórico com atividades comuns a todos alunos e outro prático com atividades específicas para o pessoal envolvido nas atividades dos setores operacionais do CLA, o curso está distribuído em uma carga horária total de 40 horas. Os participantes receberão ao longo dos próximos dias orientações visando exercer com segurança e desenvoltura as atividades afetas ao lançamento de veículos espaciais a partir do CLA, sendo inseridos no ambiente operacional de um centro de lançamento com aulas temáticas sobre planejamento operacional; operações de lançamento; preparação e lançamento; veículos lançadores; rastreio (radares); tecnologia aplicada a satélites, meteorologia; trajetografia e sincronização; telemedidas; telecomunicações; logística operacional; segurança operacional de superfície e de voo. Na abertura desta edição do CPOL no CLA, o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do Centro destacou a importância do curso e do ineditismo deste tipo de atividade no país. Segundo ele, a intenção é posteriormente expandir o curso a toda Força Aérea Brasileira (FAB) e demais interessados nas atividades espaciais.

Nesta primeira edição, o CPOL ocorre de maneira experimental apenas para servidores civis e militares do CLA. A partir dos resultados alcançados espera-se que possa ser ofertado como atividade didática da Tabela de Cursos da Aeronáutica (TCA) após aprovação dos órgãos superiores, possibilitando a participação inclusive de instituições e indivíduos ligados ao setor aeroespacial e que não pertençam ao Comando da Aeronáutica.



Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários