quarta-feira, 18 de março de 2015

NASA Lança Software Que Ajuda Leigo a Identificar Asteroides

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia publicada dia (16/03) no site da revista “EXAME” destacando que a NASA lançou software gratuito que ajuda ao leigo a identificar asteroides.

Duda Falcão

TECNOLOGIA

NASA Lança Software Que Ajuda
Leigo a Identificar Asteroides

Saulo Pereira Guimarães,
De EXAME.com
16/03/2015 - 11:26

Imagem: NASA/JPL-Caltech
Asteroide: novo software da NASA é capaz de identificar asteroides
em fotos do céu feitas por astrônomos amadores.

São Paulo - Um novo software criado pela NASA promete transformar qualquer pessoa em um caçador de asteroide. Batizada de Asteroid Data Hunter (ADH), a novidade foi anunciada ontem.

Basicamente, o que o ADH faz é comparar várias fotos tiradas de uma mesma parte do céu. O software localiza possíveis asteroides identificando pontos que mudem de posição nas diferentes imagens e não tenham sido nunca antes catalogados.

Disponível para download gratuito, o ADH é compatível com desktops e laptops e consegue analisar fotos feitas por astrônomos amadores. O software é fruto de uma parceria da NASA com a empresa americana Planetary Resources.

A ideia é que asteroides descobertos com a ajuda do ADH sejam catalogados pelo Minor Planet Center, órgão ligado à universidade de Harvard.

A expectativa dos cientistas é que o número de asteroides identificados por astrônomos amadores aumente com a nova ferramenta.

"Este aumento no conhecimento vai ajudar a avaliar de forma mais rápida quais asteroides são potenciais ameaças", afirmou o presidente da Planetary Resources Chris Lewicki em nota divulgada no site da NASA.


Fonte: Site da Revista EXAME - 16/03/2015 - http://exame.abril.com.br/

Comentário: Olha aí, creio que esta notícia seja do interesse dos nossos astrônomos amadores espalhados pelo território Brasileiro. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor e colaborador Antonio Carlos Foltran pelo envio desta interessante notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário