quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

ITA Assina Contrato Sob Fortes Rumores da Saída de Seu Reitor

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo publicado ontem (03/02) no site no site “www.defesanet.com.br“ destacando que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinou contrato para a construção do prédio da “Divisão de Ciências Fundamentais” sob fortes rumores da saída de seu reitor.

Duda Falcão

Tecnologia

ITA Assina Contrato Sob Fortes
Rumores da Saída de Seu Reitor

Júlio Ottoboni
Exclusivo DefesaNet
03 de Fevereiro, 2015 - 08:00 ( Brasília )


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinou o contrato com a Empresa MPD Engenharia, para a construção das novas instalações do prédio da Divisão de Ciências Fundamentais. Isso faz parte do projeto de expansão do centro sediado em São José dos Campos, que visa ampliar as atividades do ITA.

O ITA enfrenta atualmente fortes rumores, que tiveram início no final do ano passado, sobre a saída do reitor Carlos Pacheco. Ele é o principal personagem da reestruturação do instituto, tida como o maior momento do ITA desde sua criação,  e estaria retornando para a Unicamp, onde é professor titular, por questões pessoais. No entanto, nada foi oficializado ainda neste sentido.

O empreendimento faz parte da primeira fase do projeto do ITA e terá uma área construída de 15.873 metros quadrados, contando com investimentos estimados em R$ 49 milhões. As obras têm início previsto para fevereiro deste ano, com prazo de entrega para o começo de 2016. Essa mesma obra era prevista para ter início em meados do ano passado.

O projeto tem como objetivo criar novas instalações de apoio didático para o público do ITA, tanto professores como alunos, proporcionando a ampliação dos prédios destinados a  salas de professores e de aula, laboratórios e ambientes de estudo para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, procurando contemplar as demandas de durabilidade, facilidade de manutenção, flexibilidade de uso e imagem contemporânea, a fim de que os alunos possam usufruir de um ambiente agradável que estimule o pensamento e a reflexão.

Nos dois últimos concursos de admissão, o ITA vem ampliando seu número de vagas de 120 para 180, a meta é chegar a 240 vagas. As novas instalações permitirão   acomodar cerca de 500 alunos, bem como professores, pesquisadores e corpo administrativo, oferecendo melhores condições para a formação dos alunos por meio de melhorias na infraestrutura, administração escolar e áreas de serviço.

Na oportunidade, o Reitor do ITA, Prof. Dr. Carlos Américo Pacheco, destacou a importância da assinatura do contrato: "O prédio da Divisão de Ciências Fundamentais é o primeiro passo da expansão física do ITA, pois é pelo ciclo fundamental que se inicia esse processo. Além disso, esse prédio viabilizará a reforma das demais áreas do ITA, servindo como suporte a todo corpo docente e às novas atividades didáticas."

Especula-se também que Pacheco está nos planos do governo de Geraldo Alckmin para ocupar um dos altos postos dos secretariados. Alckmin é o potencial candidato a presidência da República no próximo pleito e pretende reestruturar totalmente a administração de São Paulo e Pacheco seria uma das indicações para esse processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário