terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Administrador da NASA Se Reúne Com Presidente da AEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (23/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando  que o diretor da NASA, Charles Bolden Jr., se reuniu com presidente da AEB.

Duda Falcão

Administrador da NASA Se
Reúne Com Presidente da AEB

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Fotos: Valdivino Jr/AEB
Diretores da AEB participam de recepção ao
administrador da NASA, Charles Bolden.

Brasília, 23 de fevereiro de 2015 – Em encontro na tarde de hoje (23) na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB) com Charles Bolden, administrador da Agência Espacial Norte-americana (NASA) e sua comitiva, o presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, apresentou a diretoria da instituição e trocou observações  sobre a parceria do governo com a indústria nacional para o desenvolvimento das atividades espaciais.

Após um breve relato sobre as atividades da AEB e rememorar uma série de ações no segmento espacial entre Brasil e Estados Unidos, o presidente falou sobre os avanços na produção de satélites de pequeno porte e do envolvimento das universidades nestes projetos.

Bolden mostrou interesse em saber como é realizado o programa de bolsas Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal. Na oportunidade o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Carlos Gurgel, fez algumas observações sobre o programa destacando sua importância para a qualificação de recursos humanos no setor.

Segundo Bolden, seu interesse nesse tema se deve ao fato de que nos Estados Unidos (EUA) existe um programa similar envolvendo estudantes desde o nível fundamental até a universidade e que há possibilidade da participação de estudantes brasileiros no mesmo. O administrador da NASA falou ainda sobre as novas oportunidades que se abrem para participação do Brasil e de outros países em diversas modalidades de ação na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês)  e em projetos de cooperação em diferentes níveis.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário:  Antes que esta nota da AEB lhe passe a imagem leitor de que o Diretor da NASA veio ao Brasil discutir parcerias na área espacial, na verdade não é bem assim. O Sr. Charles Bolden na realidade veio a América do Sul, mais especificamente a Argentina, para aí sim assinar acordos espaciais com o país platino, e como estava próximo veio ao Brasil, ou por cortesia, ou por convite da própria AEB. O que foi discutido na sede da AEB com o incompetente Braga Coelho e sua equipe, na realidade foi o que chamamos de enchimento de linguiça. Veja bem leitor a única discussão em curso com a NASA que realmente pode resultar em algo de positivo para o PEB seria uma possível parceria para desenvolver conjuntamente um cubesat científico, discussão esta que esta sendo conduzida diretamente pelo INPE com os americanos. O Sr. Charles Bolden sabe que tudo que envolva diretamente a AEB acaba num mundo de fantasias e frustrações, mas fazer política de boa vizinhança é também uma das atribuições do diretor da NASA.

3 comentários:

  1. Nessa hr dah pra ver mais uma vez como a organização ruim e péssimo organograma e planejamento do peb pioram as coisas. O Bolden deveria estar falando numa mesa com os diretores do Inpe, segmento espacial do Iae, gerentes dos ditos grandes projetos aeroespaciais do brasil. Falar com os diretores da agencia nao me parece útil. Vejam soh, o diretor da Nasa eh engenheiro de formação, visto que eh astronauta. Olha que diferença.

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira parcería en materia aeroespacial tería que ser entre Argentina y Brasil, Bolden veio a Argentina, apenas para "controlar" nosso programa espacial, que na década dos 90 foi totalmente paralizado por orden direta dos EEUU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Anónimo!

      Estoy de acuerdo con usted en que una alianza entre Brasil y Argentina podría ser positivo para ambos países en el área de espacio. Sin embargo en lo que respecta a Brasil, esto no es posible, ya que por desgracia, el Programa Espacial Brasileño (PEB) se lleva a cabo sin seriedad necesaria. El PEB es una broma, por desgracia para nosotros los brasileños que aman la patria y que se preocupan por su futuro.

      Saludos desde Brasil

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir