terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Administrador da NASA Profere Palestra Para Estudantes em Brasília

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (23/02) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando  que o diretor da NASA, Charles Bolden Jr. proferiu palestra para estudantes ontem em Brasília.

Duda Falcão

Administrador da NASA Profere
Palestra Para Estudantes em Brasília

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Fotos: Valdivino Jr/AEB
O presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho,
resumiu algumas das atividades da Agência na
recepção do administrador da NASA.

Brasília, 23 de fevereiro de 2015 – Uma plateia formada por estudantes de escolas públicas, particulares e da Universidade de Brasília (UnB) lotou na tarde de hoje (23) o auditório do Museu Nacional da República na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para assistir a palestra do administrador geral da Agência Espacial Norte-americana (NASA), Charles Frank Bolden Jr.

O astronauta, que entre outras missões participou da que instalou o Telescópio Espacial Hubble e promoveu a primeira missão realizada entre os Estados Unidos e a Rússia, falou sobre suas experiências no espaço a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e também sobre a rotina diária na NASA.

Bolden foi recepcionado pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, que apresentou aos visitantes um breve relato das atividades da Agência voltadas para as atividades educacionais por meio do Programa AEB Escola. As informações sobre o tema foram complementadas pelo engenheiro bolsista da Agência, Pedro Nehme.

Oportunidade – Após apresentar um resumido relato sobre as atividades da AEB no desenvolvimento de satélites de pequeno porte, sobre a instalação do primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) voltado para a formação de jovens na área espacial, junto ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), Nehme informou sobre o lançamento de mais um edital sobre o Anúncio de Oportunidade do Programa de Microgravidade.

Essa iniciativa selecionará o experimento científico brasileiro, que Nehme levará ao espaço no final do ano, quando participará de um voo espacial suborbital realizado a bordo do veículo espacial Lynx Mark II, da empresa XCOR Aerospace.

Bolden também respondeu a diversas perguntas dos estudantes e se disse muito feliz e entusiasmado de testemunhar o interesse dos jovens sobre as atividades espaciais. Ele incentivou aos jovens “estudar com muito afinco e perseverança, pois não existe outra forma de se alcançar o objetivo proposto que não seja por meio de trabalho constante e muita dedicação”.

Pela manhã Bolden visitou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e à tarde ainda se reuniu com o presidente da AEB e diretores na sede da instituição.

Charles Bolden falou de suas experiências
como astronauta e gestor na NASA.
Bolden também respondeu com bom humor a
várias perguntas dos estudantes.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Na verdade leitor o incompetente presidente da AEB deveria sentir vergonha (se fosse uma pessoa de princípios) em subir em um palco como este ao lado do diretor da NASA. O Sr. Charles Bolden é o diretor da maior Agência Espacial do mundo, um homem sério e totalmente comprometido com o que faz, coordenador do maior orçamento espacial civil dentre todos os governos do mundo, um homem competente e defensor dos interesses espaciais do seu país. Já o senhor Braga Coelho é um político, um fantoche incompetente colocado à frente de nossa agência espacial totalmente conivente com os desmandos que assolam o PEB, bem como também o país como um todo. Um zero a esquerda sendo mais específico. Quanto ao tal novo edital do Programa Microgravidade para atender o voo suborbital do jovem Eng. Pedro Nehme, como já disse anteriormente é algo realmente positivo se conduzido com competência e lisura, coisa difícil de acreditar que ocorra na atual gestão do Sr. Braga Coelho, mas enfim... Vale dizer que apesar desta iniciativa ser positiva fica claro que a AEB está se aproveitando do sucesso de uma iniciativa pessoal do jovem Pedro, para assim colher louros políticos e de imagem que sejam benéficos para a agência e para o seu desastroso desgoverno. Já quanto ao tal Centro Vocacional Tecnológico (CVT), vamos falar sério, até agora esta história não passou de propaganda e até o momento há única coisa construída foi uma maquete que vive rolando pelos eventos espaciais promovidos pela agência e por instituições científicas do país. Até mesmo uma solicitação de entrevista feita pelo Blog a coordenadora do projeto não recebeu a devida atenção. Ora leitor, faça-me uma garapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário