Radioamadores de Americana Contribuem Com Experimento Abordo do Cubesat AESP-14

Olá leitor!

Como você que acompanha diariamente o Blog deve saber, o Cubesat Brasileiro AESP-14 (primeiro cubesat integralmente desenvolvido no Brasil) já se encontra abordo da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) desde o dia 12/01 (segunda-feira), e segundo informação dada em nota publicada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) dia 13/01, o mesmo tem a previsão de ser lançado da estação em 45 dias.

Entretanto o que poucos leitores do Blog sabem é que abordo deste cubesat tem um interessante experimento chamado de Amateur Radio Experiment que foi desenvolvido pelos radioamadores do Clube de Radioamadores de Americana (CRAM).

Elaborado pelo radioamador Prof. Douglas Santos - PY2DGS e pelos radioamadores Adinei Brochi - PY2ADN, William Schauff - PY2GN, Hamilton Horta - PY2NI, Junior Zappia - PU2LAA, João Ferreira - PY2JF, Demilson Quintão - PY2UEP e Edson Pereira - PY2SDR, este experimento do CRAM consiste na transmissão de 100 sequências aleatórias (strings MD5) armazenadas na memória do satélite. As sequências serão usadas em um conteste entre as estações radioamadoras receptoras e também como uma espécie de álbum de figurinhas online. As imagens do álbum serão escolhidas de forma que sejam relevantes para as áreas de ensino STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em um projeto que está sendo desenvolvido entre os radioamadores e as instituições de ensino.


O AESP-14 quando lançado da ISS, terá inicialmente a mesma órbita da estação e as transmissões dos sinais de telemetria e do experimento do CRAM serão feitas na frequência de 437,600 MHz (banda de 70cm do serviço de radioamador) usando o protocolo AX.25 e a modulação G3RUH (GFSK) em 9600 bps.

Vale dizer ainda que segundo o que foi divulgado pela equipe do cubesat, as primeiras 10 estações radioamadoras que receberem as 100 sequências, serão agraciadas com um diploma comemorativo pelo seu feito, sendo que para identificar estas sequências, basta as estações radioamadoras procurarem pela palavra "CRAM" nos quadros das transmissões em AX.25.

Em breve maiores informações serão divulgadas para os radioamadores que desejarem participar deste conteste pelo link: http://www.aer.ita.br/~aesp14. Fiquem atentos.

Duda Falcão

Comentários

  1. MEU COMENTÁRIO É PEDINDO AJUDA:Prezados CLGs:

    Estou com grande problema, precisando de ajuda. É que meu YAESU TS 50 está com defeito a placa que comanda o painel. É a LCD ASSY B38-0377-05.Não existe esta peça no fabricante nos USA. Então estou pedindo AJUDA a todos os colegas da RBR, PY, PX que me AJUDE conseguir esta peça. Quem sabe alguém tem um TS50 que não compensa manutenção e que está este módulo perfeito e possa me cedê-la, comprando ou ganhando, sei lá. O certo que tenho muita necessidade dela.
    Telefones: (033) 3271-06357, (033) 8805-6962;
    Skype; walton_miranda;
    WatsApp: (033) 3271-6357;
    Correio eletrônico: walton.p.miranda@gmail.com

    REPASSEM ESTA MENSAGEM


    ResponderExcluir

Postar um comentário