Governador Flávio Dino do Maranhão Visitou o Centro de Lançamento de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (21/01) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o Governador do Maranhão, Flávio Dino, visitou ontem o CLA.

Duda Falcão

Governador Flávio Dino Visita o
Centro de Lançamento de Alcântara

Publicado: Quarta, 21 de Janeiro de 2015, 16h29
Última atualização em Quarta, 21 de Janeiro de 2015, 17h07


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta quarta-feira (21/01) a visita do Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino acompanhado pelo vice-governador, secretários estaduais, assessores e outros integrantes da equipe de governo. A visita teve por objetivo apresentar a infraestrutura e projetos da unidade estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no país, instalada no município da Região Metropolitana de São Luís.

Na chegada ao CLA, o Governador Flávio Dino foi recepcionado com honras militares pelo Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do Centro. Após a solenidade, o Diretor do CLA realizou uma apresentação institucional destacando o contexto atual, o panorama histórico e a organização sistêmica das atividades espaciais no Brasil. Na apresentação também foram abordados a infraestrutura, últimos avanços e principais operações de lançamento da organização militar da FAB, localizada no Maranhão. Em seguida, a comitiva do Governador conheceu o Centro de Controle, local a partir do qual são coordenadas todas as operações de lançamento e concentra profissionais responsáveis por estações remotas espalhadas por todo Centro. Durante a visita ao CLA, a comitiva foi até o Setor de Preparação e Lançamento (SPL) conhecer os foguetes de treinamento, lançados com objetivo de manter a capacidade operacional das equipes e testar todos os meios e sistemas relacionados às campanhas de lançamentos. Também no SPL, o governador e equipe conheceram os prédios de Controle e Preparação, Depósito de Propulsores, Preparação de Propulsores, Carregamento de Propelente Líquido, Preparação de Carga Útil, Depósito de Propulsores e o Centro de Controle Avançado (CAV), a Casamata, que abriga engenheiros e técnicos na área operacional, responsáveis pela segurança de área, preparação, montagem, transporte e integração dos veículos no lançador. A visitação no SPL foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do maior foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélite (VLS) que possui a finalidade de colocar satélites em órbita equatorial a partir do CLA. “O objetivo da visita ao CLA é garantir uma sinergia, um estreitamento para que convênios concretos possam ser extraídos para o Maranhão, como por exemplo, a constituição de um pólo tecnológico que se apóie na tecnologia aqui instalada e com isso nós possamos propiciar oportunidade de capacitação e de trabalho para a juventude do nosso estado”, concluiu o Governador do Maranhão ao término da visita desta quarta ao CLA.

Criado por meio do decreto federal nº 88.136 de 01º de março de 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE). No Centro são realizadas importantes atividades do Programa Espacial Brasileiro como o “Programa Microgravidade” quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de eletrônica, biotecnologia, mecânica, dentre outras. Em pouco mais de trinta anos, o CLA realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros em um total de 93 operações realizadas até hoje. Por tudo isso, o CLA é conhecido como a “Janela Brasileira para o Espaço”.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentário: Mais um político que visita as instalações do CLA. Poderá isto resultar em algo de positivo? Não sei, mas não creio. Não conheço este senhor, mas se fosse realmente uma pessoa séria e realmente comprometida com o seu estado e seu país, jamais chegaria ao governo do Maranhão na atual conjuntura política que impera no Brasil. Enfim...

Comentários