SSC Confirma a Realização da "Operação MASER 13" em 2015

Olá leitor!

Swedish Space Corporation (SSC) postou dia 24/11 (quatro dias após a última publicação) em seu site oficial uma nova programação de lançamento para o Esrange Space Center, na Suécia.

Segundo esta nova programação (veja aqui), a Operação MASER 13” com o foguete VSB-30 brasileiro que, estava na última programação sob consideração para ser realizada em Maio de 2015, agora foi confirmada para ser realizada entre os meses de Outubro e Novembro do ano que vem. Vale dizer que fora a inclusão da MASER 13, a programação de lançamentos dos foguetes brasileiros da Base de Esrange permanece inalterada (veja aqui), e sendo assim, passam agora a ser nove as operações a serem realizadas em 2015 com foguetes brasileiros desta base sueca, confirmando uma vez mais o sucesso da tecnologia brasileira de foguetes de sondagens desenvolvida nos laboratórios do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Vale lembrar que a dúvida de que o IAE/DLR tenham desenvolvido um novo foguete para uma dessas nove operações (mais precisamente a Operação O-STATES) permanece inalterada. Será que a SSC cometeria um erro de grafia pela quarta vez consecutiva?

Vale dizer também que as missões europeias em 2015 com foguetes brasileiros não deverão se limitar as operações na Base de Esrange, já que outras operações (ainda não identificadas pelo BLOG) deverão ocorrer do Andoya Space Center (antigo ARR – Andoya Rocket Range) na Noruega, e talvez também da Base de Woomera, que fica no sul da Austrália.

Infelizmente o Andoya Space Center (ASC) deixou (já algum tempo) de publicar em seu site oficial a programação de lançamento desta base na Noruega, o que tem dificultado ao BLOG colher informações sobre este assunto.  Já sobre a programação da Base de Woomera, como o meu tempo restrito até agora só conseguir alguns indícios (em sites internacionais) de que algum lançamento com foguetes brasileiros poderia ocorrer em 2015 desta base australiana, mas nada ainda de concreto.

Duda Falcão 

Comentários