Planetário de Brasília Abre Amostra Fotográfica Sobre Programa Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que Planetário de Brasília realiza amostra fotográfica sobre Programa Espacial.

Duda Falcão

Planetário de Brasília Abre Amostra
Fotográfica Sobre Programa Espacial

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Fotos: Valdivino Jr/AEB
A mostra é uma das opções de atividade para as férias escolares.

Brasília, 23 de dezembro de 2014  Produzida pela Agência Espacial Brasileira (AEB) com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) o Planetário de Brasília inaugurou no domingo (21), a exposição O Brasil na Era Espacial.

A mostra apresenta mais de 30 fotos das principais instituições envolvidas nas diversas atividades, estudos e pesquisas necessárias para a execução do Programa Espacial Brasileiro.

A exposição faz parte da parceria entre a AEB e Planetário e objetiva apresentar os trabalhos das principais instituições que estudam e pesquisam o espaço para o benefício da população. Com entrada franca, a exposição pode ser visitada até 31 de janeiro de 2015.

As fotos retratam as atividades realizadas no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica, ambos em São José dos Campos (SP); os centros de lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), de Alcântara (CLA), no Maranhão, e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos climáticos (CPTec), em Cachoeira Paulista (SP).

Equipamentos - No espaço, também estão expostas maquetes de seis modelos de foguetes, entre eles do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e Veículos de Sondagem Brasileiros VSB-30, além da réplica do Satélite de Coleta de Dados (SCD) e dois Mock up, réplicas das roupas usadas pelo astronauta brasileiro, Marcos Pontes, em sua ida ao espaço.

“Para quem ficar na capital federal no período de férias, a exposição é uma ótima opção de lazer e cultura, pois, além de ser um assunto interessante, as pessoas ainda têm a oportunidade de adquirir conhecimento sobre a atividade espacial”, lembra o administrador do Planetário de Brasília, João Bosco.

O planetário funciona de terça-feira a domingo. Durante a semana está aberto das 8h às 20h e nos finais de semana das 13h às 17. No período dos festejos de fim de ano é preciso ficar atento aos horários, pois o espaço abre amanhã (24) até às 12h. Na quinta-feira (25), o funcionamento será suspenso e as atividades serão retomadas na sexta-feira (26). No Ano Novo está aberto na quarta-feira (31) até às 12h. As atividades serão retomadas a partir de 2 de janeiro.

A exposição fica no Planetário até o final de janeiro próximo.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários