Passagem de Direção do CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (20/12) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” dando destaque a já divulgada pelo BLOG (veja o vídeo do evento aqui) passagem de cargo de direção do CLA para o Coronel Aviador Claudio Olany Alencar de Oliveira.

Duda Falcão

Passagem de Direção do CLA

Sábado, 20 de Dezembro de 2014 - 18h31
Atualização em Sábado, 20 de Dezembro de 2014 - 18h31


Nesta quinta-feira (18/12), o Coronel Aviador Claudio Olany Alencar de Oliveira assumiu a Direção do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em cerimônia militar realizada pela manhã no Pátio do Centro Técnico (CT), em Alcântara. A solenidade foi presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Estiveram presentes o Alto Comando do DCTA e do Primeiro Comando Aéreo Regional (COMAR I), além de comandantes, diretores e chefes de organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB), do parque tecnológico do DCTA, em São José dos Campos e localizadas na região nordeste do país. Autoridades locais civis como o prefeito de Alcântara e os comandantes das unidades da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro situadas em São Luís e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão também marcaram presença na transmissão de cargo.

Os eventos da passagem de Direção iniciaram com um culto em ação de graças com o efetivo do CLA e convidados. Em seguida, foi realizada a cerimônia de descerramento da foto do Coronel Engenheiro César Demétrio Santos na galeria de fotos dos ex-diretores no Salão Nobre do CLA. À frente do Centro desde 12 de janeiro de 2012, o Coronel Demétrio foi agraciado durante a solenidade com o Título de Cidadão Alcantarense, conferido pela Câmara Municipal de Alcântara e entregue pelo prefeito do município, Domingos Santana da Cunha Júnior. Também o Coronel Demétrio realizou a entrega do Distintivo de Organização Militar do CLA ao novo Diretor, o Coronel Olany. As esposas do Coronel Demétrio e Coronel Olany, Diretor substituído e substituto respectivamente, receberam buquês de flores durante a cerimônia. Na sequência, foi realizada a Cerimônia Militar de Passagem de Direção. Ao término da cerimônia a tropa desfilou em continência ao novo Diretor do CLA, o Coronel Olany. Durante o desfile militar, o helicóptero H-50 Esquilo realizou um sobrevoo e uma réplica em tamanho real do foguete suborbital VSB-30 esteve exposta para todo público presente.

O Coronel Olany é oficial aviador formado pela Academia da Força Aérea (AFA). É doutorando e mestre em Engenharia de Computação e Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição pela qual também graduou-se em Engenharia da Computação. Possui cursos de especialização relacionados a sistemas embarcados de tempo real aplicados à área espacial, e na área de gestão nos âmbitos civil e militar realizados no Brasil e no exterior. Passou a servir no CLA em agosto de 2013 quando assumiu o cargo de Vice-Diretor. Antes exercia o cargo de assessor militar de defesa do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR). Serviu ainda na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) e no Instituto de Aeronáutica Espaço (IAE).



Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários