domingo, 14 de dezembro de 2014

O GLOBO Publica Curiosa Lista de Projetos Futuros de Veículos Lançadores

Olá leitor!

O site do Jornal o Globo postou dia (11/12) em sua página de notícias sobre Ciências uma curiosa lista com quatro projetos futuros de veículos lançadores (veja aqui), onde são citados o Space Launch System (SLS) dos EUA, o Falcon Heavy da empresa SpaceX também dos EUA, e o Ariane 6 da Agência Espacial Europeia (ESA).

O fato curioso é que além do GLOBO não incluir nesta lista os futuros foguetes da família ANGARA da Rússia, incrivelmente incluiu o projeto de um dos foguetes da família CRUZEIRO DO SUL brasileira, ou seja, VLS Épsilon.

O jornal o GLOBO é um dos meios de comunicação dos mais conhecidos da mídia brasileira e em nossa opinião não pode e não deve divulgar notícias fantasiosas com esta, afinal isto só ajuda a confundir ainda mais a opinião pública brasileira sobre a real situação do PEB. Vale explicar leitor que o Programa CRUZEIRO DO SUL da forma como foi inicialmente lançado em 2005 (concebido pelo saudoso Paulo Morais Jr. que nos deixou em julho deste ano (veja aqui), quando ainda atuava no IAE como coordenador deste projeto), já está morto e enterrado há algum tempo, principalmente o VLS Épsilon.

Na verdade leitor o que sobrou hoje deste projeto (o VLS Alfa e Beta) constitui as ultimas esperanças do IAE de prover o país com veículos lançadores que atendam todos os projetos de lançamentos de cargas uteis em curso e atualmente planejadas e desenvolvidas no Brasil.

Entretanto, além desses dois projetos de veículos lançadores dependerem ainda da finalização do motor líquido L75 e de um motor sólido de 40 toneladas (P40) que ainda sequer começou a ser desenvolvido, depende também da qualificação da parte baixa do VLS-1 como também do seu sistema de guiagem, além e essencialmente de algo que deixou de existir no PEB a partir do governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, ou seja, compromisso com o programa.

Diante disto leitor toda e qualquer notícia que você venha ler ou assistir na mídia que não inclua o que foi dito por mim neste artigo não passam de pura fantasia ou de matéria paga pelo desgoverno da “Ogra”.

Duda Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário