O Espaço e a Soberania

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo postado hoje (11/12) no site “Brasil 247’ tendo como destaque o Espaço e a Soberania.

Duda Falcão

O Espaço e a Soberania

MAURO SANTAYANNA
11 de DEZEMBRO DE 2014 ÀS 06:19

Depois de dois fracassos em outubro – a explosão do cargueiro espacial Antares que se dirigia à Estação Espacial Internacional, durante a decolagem, e a queda do Spaceship Two, da Virgen Galactics, em voo de teste que deixou um morto - os EUA lançaram, com êxito, na última sexta-feira, a primeira versão de sua nova espaçonave Orion, que, segundo informado, poderia levar um dia uma tripulação humana a Marte.

No domingo foi à vez do Brasil superar o acidente com o satélite CBERS-3, ocorrido em dezembro do ano passado, quando do seu lançamento por um foguete Longa Marcha, com o sucesso da colocação em órbita do satélite CBERS-4, que já está funcionando.

Mais novo satélite de uma parceria entre o Brasil e a China que começou no final da década de 1980, o CBERS-4 teve 50% de seus componentes fabricados no Brasil, entre eles, duas das quatro câmeras, fabricadas pelas empresas Opto Eletrônica e Equatorial: a Multiespectral Regular (MUX), de média resolução; e a de Campo Largo (WFI), de baixa resolução, que se somaram às câmeras chinesas Pancromática e Multiespectral (PAN), de alta resolução; e a Multiespectral e Termal (IRS), também de média resolução e infravermelha, além do gravador de dados digitais, da estrutura do satélite, do sistema de fornecimento de energia e do sistema de coleta de dados ambientais.

Além dos feitos com a China, o Brasil constrói seus próprios satélites, como o Amazônia-1, está montando um novo satélite de defesa e comunicações, e outro, com a Argentina, voltado para estudos oceanográficos.

A conquista do espaço é uma questão de soberania. Desde 2010, quando aposentaram seus táxis espaciais, os Estados Unidos, por exemplo, têm dependido, vergonhosamente, de naves de um país que consideram seu arqui-inimigo, a Rússia, para colocar seus astronautas na órbita terrestre, na Estação Espacial Internacional.

Com o lançamento bem sucedido do CBERS-4, com a China, e o desenvolvimento e fabricação de metade dos sofisticados sistemas que ele leva a bordo, o Brasil dá um passo gigantesco no domínio da construção de satélites de monitoramento remoto da superfície terrestre, capacitando-se para a construção local de engenhos semelhantes, voltados para a vigilância de nosso solo e a defesa de nossas fronteiras.

Mas é preciso fazer mais. Urge aumentar a cooperação, nesse campo, com os países do BRICS, como a Índia, que acaba de mandar uma sonda espacial a Marte, a Rússia e a própria China. Devemos modernizar as bases de lançamento de Alcântara, no Maranhão, e de Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, e revitalizar a AEB – Agência Espacial Brasileira, e o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

E precisamos, também, dar prosseguimento ao projeto do novo VLS – Veículo Lançador de Satélites (as redes elétricas e os sistemas de navegação deverão ser testados no segundo semestre de 2015) e dos VLS-Alfa e VLS-Beta, seus sucessores.


Fonte: Site Brasil 247 - https://www.brasil247.com/

Comentário: Precisamos disto, precisamos daquilo e nada fazemos para mudar esta situação. É realmente triste observar como a nossa mídia trata o nosso Programa Espacial, alimentando em artigos como esse a fantasia de que o governo vai dessa vez mudar sua atitude perante as atividades espaciais do país, e favorecendo com isso uma mentira de mais de duas décadas que somente é favorável a esses energúmenos, invés de criticar e mostrar a sociedade de que na realidade o governo não tem interesse no Programa Espacial. Caro senhor Mauro Santayanna será que tenho de lembra-lo da promessa feita pelo humorista LULA aos familiares dos 21 de Alcântara e da Sociedade Brasileira ainda em 2003? Afinal já fazem sete anos que o prazo estabelecido por ele venceu, e a sua sucessora passou os últimos quatro anos boicotando projetos importantes do PEB. A falta de memória e de atitude condizente senhor Mauro é que permite a esses energúmenos continuarem no poder pitando e bordando e jogando o futuro de nosso país no lixo, gente que não vale nada e deveriam estar presos virando meninos e meninas dentro do caótico sistema carcerário brasileiro.

Comentários