Jovens Alunas Gaúchas Conquistam Concurso Nacional de Astronomia Promovido Pelo LNA

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma notícia postada dia (19/12) no site “G1” do globo.com destacando que duas jovens estudantes gaúchas de 13 anos conquistaram recentemente um Concurso Nacional de Astronomia promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).

Duda Falcão

RIO GRANDE DO SUL

Alunas de 13 Anos do RS Vencem
Concurso Nacional de Astronomia

Ana Vitória e Emanuela disputaram com 561 estudantes de todo país. 
Elas e a professora Lilian irão viajar e visitar Observatório em MG.

Do G1 RS
19/12/2014 - 14h21
Atualizado em 19/12/2014 - 14h21

(Foto: Sociedade Educacional Três de Maio/Divulgação)
Alunas de Três de maio venceram concurso nacional.

Ana Vitória Foletto Lasch e Emanuela da Silva Foletto têm 13 anos e são alunas do 8º ano da Sociedade Educacional Três de Maio. Moradoras da cidade na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, as meninas deixaram outros 561 estudantes de todo o país para trás e foram vencedoras de um concurso de astronomia promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

As jovens foram desafiadas pela professora a participar do concurso e escolheram a Galáxia NGC 2207. “A gente achou interessante porque essa é uma galáxia que não dá pra ver sozinha. Ela um dia vai colidir com a Galáxia IC 2163 e vai se transformar em outra”, diz Ana Vitória sobre a escolha.

Emanuela, sua parceira de trabalho, também vibra com a vitória. “Achei bem interessante fazer o trabalho. Nunca tinha me interessado por galáxias. Quando começamos a pesquisar vimos que é uma coisa muito grande", afirma.

O concurso "Escolha um Objeto Astronômico para ser observado com o Telescópio SOAR" vai premiar as vencedoras e a professora Lilian Maria Christmann Stoll, que promoveu o trabalho escolar, com uma visita ao Observatório do Pico dos Dias, em Brasópolis, Minas Gerais. A escola das meninas também receberá uma visita de pesquisadores do LNA e uma palestra sobre as atividades realizadas nos laboratórios e objetos astronômicos escolhidos.



Fonte: Site “G1” do globo.com – 19/12/2014

Comentário: Pois é o LNA está de parabéns por esta iniciativa. Aliás, a Área Astronômica do País tem sido um grande exemplo de sucesso nos últimos 10 anos, e no caminho que segue certamente trará grandes benefícios à pesquisa científica e tecnológica nesta área nas próximas décadas. Bem diferente da Área Espacial onde se convive com grandes fantasias e incertezas cada vez maiores sobre o futuro PEB. O Blog BRAZILIAN SPACE aproveita para parabenizar as jovenzinhas gaúchas pelas suas conquistas.

Comentários

Postar um comentário