INPE Fornece Imagens de Satélite Indiano

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (02/12) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto está fornecendo gratuitamente imagens de Satélite Resourcesat-2 indiano.

Duda Falcão

INPE Fornece Imagens de Satélite Indiano

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) iniciou a recepção, processamento e distribuição dos dados do satélite indiano Resourcesat-2. As imagens já estão disponíveis, sem custos, para toda a comunidade no catálogo online do INPE: www.dgi.inpe.br/CDSR

Os dados brutos do Resourcesat-2 são recebidos na Estação de Recepção e Gravação do INPE em Cuiabá (MT).

Desenvolvido pela Índia, o satélite Resourcesat-2 conta com três câmeras imageadoras: LISS-3, LISS-4 e AWiFS. Serão distribuídos no Brasil pelo INPE os dados AWiFS, que apresentam resolução espacial de 56 metros, e LISS-3, com resolução espacial de 23,5 metros. Confira aqui as características das imagens.

Imagens do AWiFSestão sendo usadas para aprimorar o DETER, sistema do INPE que serve para orientar a fiscalização do Ibama na Amazônia. O DETER B, que opera com imagens da classe do sensor indiano, é capaz de apontar desmatamentos a partir de 6,25 hectares, enquanto o atual sistema identifica áreas de, no mínimo, 25 hectares.

Dados Gratuitos

Além dos satélites indianos Resourcesat-1 e 2, o catálogo do INPE mantém imagens dos satélites sino-brasileiros da série CBERS e dos satélites do programa americano Landsat. Por meio do INPE, o Brasil possui um dos acervos de imagens orbitais mais completos do mundo, com registros desde 1973, logo após o lançamento do primeiro satélite de observação da Terra, o Landsat-1.

A política de acesso livre aos dados de satélites, uma iniciativa pioneira do INPE, tem contribuído para a popularização do sensoriamento remoto e crescimento do mercado de geoinformação brasileiro.  Imagens orbitais se traduzem em informações essenciais para formulação de políticas públicas em áreas como monitoramento ambiental, desenvolvimento agrícola, planejamento urbano e gerenciamento hídrico.

As imagens disponíveis no catálogo do INPE são fornecidas gratuitamente para qualquer usuário do mundo. Como o Brasil, os países da América do Sul que estão na abrangência das antenas de recepção do INPE em Cuiabá (MT) são os mais beneficiados por esta política.

Imagem da câmera AWiFS, que mostra a região de
Corumbá (MS), em 30/09/2014.
Imagem da câmera LISS3, do interior do estado de São Paulo,
registrada em 22/09/2014. 


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários